Alunos florenses participam de oficina de gastronomia e de Talian
Estudantes do 3º ano da rede municipal aprenderam as noções básicas do dialeto vêneto e fizeram agnoline
Os alunos do 3º ano da rede municipal de Flores da Cunha estão participando do Projeto Casarão dos Veronese: patrimônio em diálogo com as artes, projeto financiado com recursos do Governo Estadual – Fundo de Apoio à Cultura – através da Associação de Amigos de Otávio Rocha, e organizado pelo Departamento de Cultura. O projeto proporciona aos alunos visita guiada ao Casarão dos Veronese, oficina de gastronomia e oficina de Talian.
Na oficina de gastronomia, realizada no espaço especialmente construído no prédio histórico, as moradoras de Otávio Rocha Helena Molon e Ivone Molon, ensinam os alunos a produzirem agnoline, que faz parte de um dos pratos típicos italiano.
Já na oficina de Talian é ministrada pela professora Fátima Caldart Galiotto. Nela são repassadas as noções básicas do dialeto vêneto, que ainda é utilizado em diversas comunidades do interior de Flores da Cunha. O Talian tornou-se língua cooficial do município de Flores da Cunha através da lei 3.180 de 27 de abril de 2015.
As primeiras escolas a realizarem as oficinas foram a Rio Branco e Francisco Zilli. Ao longo dos próximos meses, as demais escolas municipais também participarão do projeto.
0 Comentários