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Alunos fazem estudo com e sobre leitores d’O Florense

Mostra de Pesquisa e Iniciação Científica da Escola Interativa possibilitou a coleta de informações por alunos na rua

Alunos da Escola Interativa de Flores da Cunha desenvolveram o estudo O que os florenses mais leem no Jornal O Florense. O semanário completou 28 anos de fundação no dia 4 de outubro. Antes de saber as respostas, é válido explicar como a pesquisa, dividida em duas partes, foi feita. Na primeira etapa os adolescentes se informaram sobre o processo de funcionamento da publicação, sobre o planejamento das pautas, impressão, custos, equipe, número de assinantes e editorias e colunistas. Após, Arthur Carpeggiani Weber, Lais Lorenzet e Luiza Gazzi, que cursam o 9º ano, foram às ruas para ouvir a população.

Os estudantes passaram uma tarde no Centro da cidade, onde entrevistaram 100 pessoas de ambos os sexos (50 homens e 50 mulheres), com idades entre 11 e 67 anos. Aos entrevistados foram mostradas opções com todas as editorias (Política, Economia ou Esporte, por exemplo) e colunas (Direto da Redação, Gente Empreendedora ou Crônica, entre outras) do jornal e perguntado quais delas eles mais leem.

Segundo os produtores, o trabalho revelou que homens e mulheres têm preferências diferentes quanto ao editorial, sendo que 26% do público masculino lê matérias relacionadas a esporte, enquanto que 22% delas preferem a coluna Objetiva (social). Assuntos de cultura atraem muito mais as mulheres do que os homens, 14% delas buscam estas notícias, contra 6% deles. Editorias como Política e Economia também apareceram na relação, com percentual maior de leitores entre o público masculino – 4% das mulheres leem matérias de política e de economia. Já entre os homens, os percentuais sobem para 6% e 12%, respectivamente.

Conforme a diretora da Interativa, Eroni Mazzocchi Koppe, a atividade desenvolvida pelos alunos fez parte da 1ª Mostra de Pesquisa e Iniciação Científica da Escola Interativa – As vivências e descobertas no mundo da pesquisa. O projeto, que envolveu todas as turmas do 5º ao 9º ano, teve o objetivo de introduzir nos alunos o pensamento científico, além de motivar e desenvolver o gosto pela pesquisa. “Queremos desenvolver neles a habilidade do aluno pesquisador. Se conseguirmos isso eles terão mais uma capacidade para levar para o ensino médio e para a faculdade”, explica Eroni.

Foram três meses de estudos. Primeiramente os alunos aprenderam toda a parte científica e os caminhos necessários para desenvolver uma pesquisa nesses moldes. Depois, foram a campo buscar as informações na tentativa de comprovar as hipóteses levantadas para os problemas. Depois de concluídos, os alunos apresentaram seus trabalhos para a comunidade escolar em um evento que reuniu os 19 grupos, cada um com um assunto diferente, em todas as áreas do conhecimento. O projeto é uma novidade na escola. Segundo ela, a partir de 2015 a proposta será estendida às demais turmas. “A gente aprendeu muita coisa com esse trabalho. Foi muito legal”, afirma Lais. “Foi bem interessante, porque antes eu não lia e agora tenho mais conhecimento das colunas e de tudo que é posto no jornal. Foi um projeto interessante para o nosso conhecimento”, evidencia Luiza. “Foi muito interessante, pois mostrou que o povo florense está bem informado, pois a maioria lê o jornal. Foi bem construtivo”, completa Arthur.




Lais, Luiza e Arthur realizaram uma pesquisa sobre os assuntos mais lidos pelos leitores do jornal O Florense. - Mirian Spuldaro
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