Geral

Alimentação adequada é sinônimo de saúde

Conheça os tipos de ração e a importância de uma alimentação saudável para seu pet

Você sabia que existem diferenças entre os tipos de ração? Para nós, elas podem até ser parecidas, mas para os bichinhos a distinção é enorme. A ração é a nutrição diária do pet e precisa ser eleita com cuidado. Por isso, vários empreendimentos buscam diversidade e qualidade nos produtos oferecidos, uma gama de rações para variados animais, portes e idades. 
Em Flores da Cunha, o Moinho Carraro é um  desses locais. De acordo com a gerente, Idriane Carraro Bett, a principal atividade do estabelecimento é a alimentação animal, seja para grande ou pequeno porte. “Trabalhamos com rações para animais de porte grande, como equino, bovino, suíno, ovelha, entre outros, e portes menores, como frangos de corte, galinhas poedeiras, coelhos, porquinhos da índia, codornas, peixes, pássaros, gatos, cachorros”, enfatiza Idriane, destacando que somente na linha pet (animais de estimação) a empresa conta com mais de 30 marcas e, em torno de 100 variedades de rações, além de comercializarem produtos como petiscos, casinhas, caminhas, vestuário, coleiras, caixa de transporte, produtos de higiene e brinquedos. “Dentro dessa linha trabalhamos também com rações para animais filhotes, adultos, castrados, idosos, obesos e também com a linha medicinal, que são rações para animais alérgicos, diabéticos, cardíacos”, explica a gerente.
Mas como saber qual a melhor ração para seu pet?
Existem categorias de ração: standard, premium e superpremium as quais são diferenciadas pelo nível de nutrientes e composição dos grãos – se é vegetal ou animal – e que vão influenciar diretamente no preço do produto. Confira, abaixo quais as diferenças nos tipos de ração para seus pets caninos e felinos.

Ração Standard
São as rações mais baratas e, claro, as mais simples. Na sua elaboração são utilizados ingredientes comuns, com uma parcela grande de origem vegetal. Isso não quer dizer que uma ração standard vai fazer mal ao pet, pelo contrário. Você pode oferecer este produto sem medo. Todas as rações são elaboradas por especialistas, que entendem exatamente a necessidade do pet e preparam um alimento completo.
No entanto, estudos mostram que esse tipo de alimento possui uma baixa taxa de absorção. Ou seja, para conseguir os nutrientes necessários, o pet terá que completar a refeição com outros diferentes tipos de ração.

Ração Premium
As rações premium são opções de muita qualidade, que certamente agradarão qualquer pet. Durante sua elaboração, os especialistas escolhem ingredientes nobres, que serão facilmente absorvidos pelo organismo. E não é à toa que nas rações premium a porcentagem de produto de origem animal é bem maior. Como gatos e cachorros são carnívoros, isso é uma ótima vantagem. Para completar, essa categoria conta com vitaminas e minerais que enriquecem qualquer dieta. 
Estudos demonstram que, como há mais nutrientes na ração premium, o pet poderá comer menos. Claro, isso depende da rotina do animal, mas, geralmente, um pacote de ração premium tende a durar mais, e isso gera uma boa economia. 

Ração Super Premium
As rações super premium estão no ranking das melhores rações para cães e gatos. São cuidadosamente elaboradas com ingredientes nobres, como salmão, cordeiro, carne e frango, além de serem enriquecidas com vitaminas e minerais que mantém o pet saudável, aumentando sua imunidade.
A taxa de absorção de nutrientes desta categoria é muito alta. Com isso, o pet vai comer bem menos e o pote de ração vai ficar cheio por mais tempo. Essa comida para cachorro ou gato também ajuda a evitar doenças, como o excesso de peso.

Uma ração adequada garante a saúde do animal e promove um desenvolvimento saudável, deixando o bicho sempre bem-disposto e com energia. Por esse motivo, um atendimento diferenciado, auxiliando os clientes na escolha do melhor produto para cada caso, é o diferencial nos estabelecimentos. “As dicas são direcionadas conforme a busca do cliente, pois, no cenário atual, ocorreu um grande aumento nos preços desses produtos, fazendo com que muitos consumidores procurem por rações com preços mais acessíveis. Porém, procuramos sempre orientar os clientes quanto ao custo-benefício, a questão de qualidade e segurança de uma marca”, relata Idriane, ao mesmo tempo em que explica que é muito importante adquirir uma marca que seja consolidada no mercado pet, pois passa mais segurança para o lojista e o tutor.
De acordo com a gerente do Moinho Carraro, são inúmeras as vantagens na aquisição de uma ração de boa qualidade, desde o benefício de ver o seu amigo saudável, gerando uma vida mais longa, até auxiliando em pelos e pele saudáveis. “Uma boa ração vai fazer com que o pet tenha um aproveitamento maior dos nutrientes, chegando até 90% do produto”, informa Idriane, destacando que, atualmente, os pets são considerados membros da família e que a preocupação dos tutores está cada vez maior.

O que considerar na hora de escolher a ração?

Eleger o alimento do seu pet envolve diversas questões. Além das marcas de ração, há o valor, a qualidade, a disponibilidade e o sabor favorito do seu amigo. Mas, alguns fatores podem auxiliar caso queira acertar na escolha.
Observe os ingredientes: a sua composição é organizada a partir da quantidade na formulação, e os primeiros ingredientes da lista são sempre os que estão em maior quantidade. Escolha uma ração que tenha, principalmente, produtos de origem animal.
Evite corantes e aromatizantes: além de enganarem o sabor, corantes e aromatizantes podem causar reações alérgicas nos pets. Prefira opções enriquecidas com vitaminas e minerais.
Escolha sempre um produto de acordo com o pet – filhotes, adultos, castrados, idosos e outros: estas rações, além de elaboradas com produtos específicos, são desenvolvidas para facilitar a ingestão. Animais maiores, por exemplo, precisam de grãos grandes. Já raças pequenas, necessitam de uma ração com o tamanho adequado para seus dentes. 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário