Geral

Agronegócio em foco neste sábado e domingo

Mostra Agro, que ocorre junto à Mostra Flores, terá palestras sobre startups e rastreabilidade e exposição de máquinas agrícolas

O setor agrário tem uma forte presença na Serra Gaúcha e é um dos destaques do último final de semana da 10ª Mostra Flores e Feira Agroindustrial.  A Mostra Agro se soma ao evento como um atrativo para os produtores rurais e também para que o público possa conhecer produtos diferenciados, feitos daquele ‘modo caseiro’ e que, muitas vezes, não estão disponíveis no mercado. Quinze agroindústrias da região estão expondo seus produtos na feira.

A programação inicia neste sábado, dia 23, quando ocorre o Seminário Agroindustrial que dará ênfase para a importância do agronegócio. O encontro ocorre a partir das 15h, no auditório da Escola de Gastronomia UCS e contará com três palestras. A primeira será com o assessor de Fundos de Investimentos e Participação do Badesul Desenvolvimento, Elias Graziottin Rigon, que falará sobre Startups no Agronegócio. Rigon abordará o aparecimento de soluções tecnológicas para o setor, como monitoramento de gado leiteiro, controle de pragas, sistemas de controle de custos, drones, entre outros temas, apresentando cases de empresas nacionais que desenvolvem essas tecnologias. “O Rio Grande do Sul e a Serra Gaúcha têm muita produção agrícola. Muito do faturamento dos municípios vem desta atividade. Se nós não atualizarmos a forma de produção com tecnologia vamos acabar ficando para traz”, ressalta. Para o assessor, o foco de um startup deve ser a ‘dor do mercado’. “A startup deve focar no problema e só depois pensar em uma solução. Às vezes a startup pensa em uma solução e vai atrás de onde pode utilizá-la. Pode até funcionar em alguns casos, mas não é o mais exitoso. Outra questão para quem quer investir em startups é buscar auxilio, seja do Sebrae, seja de aceleradoras, seja de investidores, seja do Badesul. Às vezes o empreendedor tem medo de mostrar o que está desenvolvendo, pois acha que vão roubar a sua ideia. Mas quanto mais divulgar sua ideia, mais chances ele vai ter de fazer conexões e divulgar a sua solução, buscar clientes e sócios. Deixar a ideia trancada é o primeiro passo para o fracasso”, destaca.

Conforme Rigon, entre as vantagens que um startup possui, a principal é que o agricultor sabe onde estão os problemas do seu setor. “Uma situação que vejo com frequência são os filhos de produtores que propõem startups. Isso é muito interessante, pois é uma forma de atualizar a produção agrícola com propriedade. Os filhos viram os pais trabalhando e veem onde estão as dificuldades, e por serem mais jovens, conectados com tecnologia, conseguem inseri-la com muito mais facilidade”, salienta Rigon, que acredita que a tecnologia e as startups são uma solução para o êxodo rural.

A segunda palestra será com o engenheiro agrônomo da Emater/RS, Luciano Ilha, falar sobre a Rastreabilidade Agrícola, que permite um monitoramento e uma maior segurança sobre o caminho que os alimentos percorrem desde a propriedade rural até o consumidor (veja mais sobre rastreabilidade abaixo). Na sequência, representantes do Sicredi estarão abordando um dos assuntos mais comentados nos dias atuais: as energias renováveis.

As atividades agrícolas se estendem ainda com a exposição de máquinas, pulverizadores e insumos. Empresas voltadas ao setor agrário, como Unyterra, Florença, Agrocaxias, Tramontini, Fontana, Tecnofrutt, LS Tractor, DRS Sul e Emater, estarão apresentando novidades e lançamentos. A exposição agropecuária ocorre no sábado e no domingo, dias 23 e 24, durante todo o horário da feira.

A Feira Agroindustrial tem por objetivo fortalecer o setor agrário e contribuir para o aperfeiçoamento dos produtores rurais. “É um evento bastante importante para o setor agrícola porque oferece capacitação e valorização da agricultura familiar, bem como proporciona uma troca de experiência entre os agricultores, informações e exposições da tecnologia agrícola, além da comercialização de produtos das agroindústrias”, destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin.

Mostra Flores

A Mostra Flores encerra neste domingo, dia 24, e apresenta um cenário com artigos de malhas, confecções, couro, acessórios, utensílios para o lar, móveis, vinhos e agroindústrias. Ao todo são mais de 80 expositores e 15 agroindústrias com produtos com preços direto de fábrica. O evento abre no sábado, das 10h às 21h, e no domingo, das 10h às 19h. Até o momento cerca de 23 mil pessoas visitaram a feira. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Programação Mostra Agro

Sábado, dia 23

10h – Abertura da Mostra Flores

- Exposição de máquinas e implementos agrícolas

- Distribuição de mudas

15h – Seminário Agroindustrial

15h30min – Startups no Agronegócio, com o representante do Badesul, Elias Graziottin Rigon

16h30min – Rastreabilidade agrícola, com o engenheiro agrônomo da Emater/RS, Luciano Ilha

17h30min – Energias Renováveis, com o Sicredi

18h – Show gauchesco com Grupo Alma do Rio Grande

19h – Jantar dos agricultores, no Restaurante do Parque da Vindima

Domingo, dia 24

10h – Abertura da Mostra Flores

- Exposição de máquinas e implementos agrícolas

- Distribuição de mudas

 

Exposição de máquinas e implementos agrícolas será atração neste sábado e domingo. - Mostra Flores/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário