Geral

Agroindústrias florenses na Expointer

Cinco empreendimentos locais estarão expondo seus produtos a partir deste sábado, dia 24

Mais de 400 atrações poderão ser conferidas a partir deste sábado, dia 24, na Expointer, em Esteio. A maior feira agropecuária da América Latina apresenta novidades da genética agropecuária, inovações em máquinas e implementos agrícolas e ampla variedade da agricultura familiar e do cooperativismo gaúcho. A 42ª edição da mostra terá a maior participação da agricultura familiar da história. De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a 21ª Feira da Agricultura Familiar contará com 316 estandes de comercialização. Em comparação com o ano passado, quando 285 expositores participaram da feira, o número de inscrições cresceu 9,4%. Neste ano, 55 empreendimentos estarão na Expointer pela primeira vez. Entre os expositores, cinco agroindústrias de Flores da Cunha marcarão presença: Doces Silber; Suco de Uva Mata Nativa; Della Famiglia; Adega Mascarello e Vinícola Vilena. Além da diversidade de produtos, o pavilhão das agroindústrias conta com itens de artesanato rural, plantas e flores e quatro cozinhas para realizar refeições. Além dos gaúchos, a mostra também recebe produtores do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin, a entidade motiva os empreendimentos cadastrados no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (PEAF) e aptos a utilizar o selo Sabor Gaúcho a estarem na Expointer. “A feira oferece ao agricultor a chance de colocar seus produtos na vitrine e comercializá-los. Além disso, a participação no evento gera oportunidades para futuros negócios”, diz. Para Schiavenin, a presença na mostra também possibilita uma relação mais próxima com o cliente. “O agricultor consegue explicar aos visitantes o processo de elaboração de seus produtos.”, ressalta.

Atualmente, Flores da Cunha conta com nove agroindústrias que produzem desde sucos e vinhos, doces de frutas e compotas, massas e panificados, até queijo empanado. Além destas, outras seis estão em fase de execução e planejamento.

Em 2018, mais de 370 mil pessoas passaram pela Expointer. A feira ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, das 8h às 20h30min, no Parque de Exposições Assis Brasil. O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores de Flores da Cunha e Nova Pádua, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, está organizando uma visita ao evento na quarta-feira, dia 28. Haverá ônibus gratuito e as vagas estão esgotadas.

“São feiras como essa que alavancam a marca”

O nome diz tudo: Della Famiglia. Em português, a denominação da agroindústria situada no Travessão Alfredo Chaves significa da família. A criação do empreendimento, inaugurado em 2018, surgiu da ideia dos sócios Alexandre Scortegagna e Angelo Barcarolo de fazer suco com um dos produtos mais importantes do município: a uva. A matéria-prima vem dos parreirais da família Scortegagna e se a junta com a vontade dos amigos em elaborar um produto de qualidade. A partir deste sábado, os sócios estarão no pavilhão da agricultura familiar da Expointer pela primeira vez comercializando o suco de uva tinto integral Della Famiglia. “Nosso suco é feito sem conservantes, respeitando a integridade da fruta”, afirma Scortegagna. Os amigos contam que a bebida atende a demanda das pessoas que procuram por um produto saudável e também dos alunos que a consomem na merenda escolar. “Pelo valor agregado que queremos dar ao suco, a nossa produção é limitada. Nosso objetivo é levar um alimento de qualidade para todas as gerações”, relatam.

Além da versão tinta, feita com uvas Bordô e Niágara, a agroindústria prospecta a inclusão do suco de uva branco e também da bebida elaborada com uvas orgânicas. Sobre a expectativa de participar da feira pela primeira vez, a dupla revela que é uma oportunidade de mostrar aos visitantes a produção do município. “É um evento de cunho internacional e os olhos do agronegócio estarão voltados para lá. Essa é uma forma de universalizar o nosso produto”, declara Barcarolo. “São feiras como essa que alavancam a marca e o suco”, complementa Scortegagna. O suco de uva Della Famiglia é comercializado nas embalagens com 300 e 500 ml e 1 e 1,5 litros. Na safra deste ano, a agroindústria produziu 19 mil litros da bebida.

 

Os sócios Alexandre Scortegagna e Angelo Barcarolo. - Bruna Marini
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário