Geral

Agricultores participam de Seminário Agroindustrial

Cerca de 100 produtores se reuniram na manhã deste sábado na sede do STR, dentro da programação da Mostra Flores. No domingo haverá shows

Na manhã de hoje, dia 17 de março, cerca de 100 agricultores de diversos municípios estiveram reunidos no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) para participar do 6º Seminário Agroindustrial. Autoridades municipais e representantes do setor agrário também estiveram presentes.

A primeira palestra foi ministrada pelo presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que tratou do tema Políticas e cenários agrícolas. Durante a explanação ele abordou um pouca da história das políticas públicas, desde o seu nascimento na década de 1970. “O crédito é facilitado, mas a perda de renda continua maior. Diferente dos anos 1970, hoje precisamos trabalhar no final de semana. Temos muita mudança na nossa vida e nosso custo ficou maior. Tivemos a maior safra esse ano. A safra cheia, mas o bolso vazio. Mas conseguimos construir mais politicas públicas com o passar dos anos", destacou. 

Em seguida, o agricultor e pesquisador Vanderlei Lermen abordou o assunto "Perspectivas da juventude rural e fatores que influenciam a permanência ou não dos jovens na agricultura". Ele contou um pouco da sua vida na propriedade rural em Boa Vista do Buricá e como iniciou o projeto de permanência dos jovens. “O jovem do interior precisa sentir uma pessoa de negócio e não apenas que está ali pra tirar leite. Os pais precisam envolver os filhos no processo de gerenciamento. É fantástico o que se tem no interior de produção, patrimônio e riqueza e isso deve ficar com a família”, apontou o jovem. 

Após o Seminário, os agricultores almoçaram no Parque da Vindima e visitam a exposição de máquinas e implementos agrícolas. 

Neste final de semana, a Mostra Flores se abre ao agronegócio com apresentação das novidades tecnológicas e os lançamentos do setor agrário. Neste panorama, o agricultor poderá acompanhar as novidades do setor agroindustrial com a exposição de máquinas, implementos e produtos das empresas Unyterra, Florença, Agrimar, Sotrima, TKA Guindastes, Tramontini, Agrocaxias, John Deere, Fontana, MCA e Tecno Frutti. Elas estarão no Parque da Vindima apresentando o que há de melhor em inovação. 

No domingo, dia 18, a partir das 14h, haverá show de comédia com o Casal Copelli, conhecido pela série ‘Coisas que a Serra Fala' e show italiano com o Grupo Ricordi. A Mostra Flores conta com mais de 80 expositores dos mais diferentes segmentos. A entrada e o estacionamento são gratuitos. 

Programação

17/3 – Sábado

8h às 11h30min – Seminário Agroindustrial, no auditório do STR (Avenida 25 de Julho, 1.732, no Centro). Palestas: Políticas e cenários agrícolas, com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; e Perspectivas da juventude rural e fatores que influenciam a permanência ou não dos jovens na agricultura, com o agricultor e pesquisador Vanderlei Lermen.

10h – Abertura do Parque da Vindima. Haverá a distribuição de mudas e árvores nativas, exposição de máquinas e produtos agrícolas e ações de saúde do Círculo.

12h – Almoço com os agricultores no Restaurante do Parque da Vindima.

14h – Visitação à feira e ao Parque.

15h – Curso gratuito de degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.

19h – Fechamento do Parque.

18/3 – Domingo

10h – Abertura do Parque da Vindima. Haverá a distribuição de mudas e árvores nativas, exposição de máquinas e produtos agrícolas e ações de saúde do Círculo.

12h – Almoço com opção dos restaurantes da Vindima (menarosto ou bufê italiano), Dolce Itália (enogastronomia italiana), Casa Dei Noni (pães e tábuas de frios), casinhas externas (produtos coloniais) e praça de alimentação (lanches, crepes, doces).

14h – Animação com a rádio Amizade 89,1 FM. Atrações: Casal Copelli (show de comédia) e grupos Ricordi (italiano) e Arrastão (sertanejo).

15h – Curso gratuito de degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.

19h – Fechamento do Parque.

 - Danúbia Otobelli/OF  - Danúbia Otobelli/OF Grupo Ricordi. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário