Geral

Açudes para combater a estiagem em Nova Pádua

Em três meses, foram 27 açudes, entre limpeza, ampliação e abertura de novos reservatórios de água

A terceirização de máquinas para agricultores já vem ocorrendo no município de Nova Pádua há anos. Em 2017, primeiro ano da atual administração, o número de horas/máquinas aumentou em 1.000 horas, se comparado à administração anterior. Porém, a partir do início deste ano, a forma da terceirização mudou. Desde janeiro, a prefeitura não contrata apenas uma empresa, mas realiza um chamamento público, com valor fixado por hora. As empresas que desejam participar devem realizar o credenciamento. “O mês de janeiro serviu como um período de testes. Três empresas estão realizando os serviços e deram bons resultados. Somente nos primeiros três meses foram mil horas”, afirma o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Samoel Smiderle.

Conforme o prefeito Ronaldo Boniatti, às vezes, as máquinas da prefeitura, junto com as da empresa terceirizada não davam conta dos serviços solicitados pelos agricultores. “Nosso objetivo é responder prontamente aos nossos produtores, que agora também podem escolher a empresa para realizar o serviço”, diz. O agricultor continua tendo o subsídio de até 30 horas com 50% de desconto. O restante é pago pelo próprio produtor. “Além das mudanças benéficas, com esse serviço as máquinas da prefeitura poderão estar trabalhando mais nos serviços públicos, como aberturas de estradas”, explica o prefeito.

Com o novo sistema, foi possível executar a abertura e ampliação de novos açudes no interior do município para combater estiagem. Em três meses, foram 27 açudes, entre limpeza, ampliação e abertura de novos reservatórios de água. Com estes serviços, a administração municipal atingiu cerca de 25% dos munícipes da zona rural.

Esses açudes proporcionarão a otimização na produção agrícola assim como uma reserva de água para a utilização durante todo o ano e, principalmente, neste período de estiagem.

Para conseguir o subsídio de horas máquinas, o agricultor deve solicitar junto à Secretaria de Obras, no telefone (54) 3296 1748. As empresas que queiram se credenciar no chamamento público podem obter mais informações pelo (54) 3296 1600, na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

 -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário