Geral

Ação social abre a semana do aniversársário de Flores

Os 88 anos de Flores da Cunha serão comemorados com diversas atividades. A primeira delas ocorre neste sábado, com realização de exames de saúde

O município de Flores da Cunha comemora seus 88 anos de emancipação política com uma programação repleta de atividades. Ação comunitária, campeonatos esportivos, palestras, festas religiosas e Feira do Livro estão entre as ações programadas para a Semana do Município, de 17 a 24 de maio.

As comemorações iniciam neste sábado, dia 12, com a Ação Comunitária da Saúde. Promovida pelo Cenáculo de Maria, em parceria com a Secretaria de Saúde, a ação social será voltada para a promoção da saúde. Das 14h às 16h os florenses terão acesso a inúmeros exames gratuitamente. Serão oferecidos testes de glicose, medição de pressão arterial, atendimento com nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e espiritualidade, entre outras atividades. O evento acontece na Praça da Bandeira. Em caso de chuva, a ação será realizada nas salas de reuniões do salão paroquial.

Com o tema Saúde para Todos – Abrace essa causa, a ação está relacionada com a Campanha da Fraternidade 2012 (tema Que a saúde se difunda sobre a terra) e contará com a participação de entidades como Alcoólicos Anônimos, Liga Feminina de Combate ao Câncer, grupo Novo Amanhã e turmas da catequese.

No sábado ainda haverá o campeonato MMA – Muay Thai e Kickboxing, a partir das 20h, no Parque da Vindima e a realização da 4ª etapa do Centro-Serra de motocross, no desvio do pedágio (veja as matérias esportivas na página 27). A programação da Semana do Município segue até o dia 30 de maio.

História
Em 1924, Nova Trento – que posteriormente se tornaria Flores da Cunha – era o segundo distrito de Caxias do Sul. A situação causava certa dependência econômica e política. Alguns nova-trentinos descontentes com a situação criaram movimentos em favor do desmembramento da Colônia Caxias. Uma comissão pró-emancipação foi montada e o pedido foi solicitado em Porto Alegre ao então governador Borges de Medeiros. Este deu todo o apoio à emancipação, desde que o distrito de Nova Trento o apoiasse nas eleições de 1924, pois sabia que em Caxias não tinha maioria dos votos. O capitão Joaquim Mascarello, líder do movimento, comunicou ao povo sobre a condição. Assim, cumprida a parte dos nova-trentinos nas urnas, em 17 de maio de 1924, o capitão recebeu um fonograma de Borges de Medeiros parabenizando o líder e confirmando a criação do novo município. Após o recebimento da notícia, o povo deu início aos festejos e à posse de Mascarello como primeiro intendente, o que aconteceu em 24 de maio de 1924. Por isso, anualmente, a Semana do Município é comemorada de 17 a 24 de maio.

As atividades
- Teste de glicose e verificação da pressão arterial.
- Vacinação para idosos a partir das 60 anos, gestantes e profissionais que trabalham na área da saúde.
- Pesagens, medições e orientações com a nutricionista Katherine Bernart Ceconello.
- Exercícios de alongamento com a fisioterapeuta Francine Piazza.
- Espiritualidade com o Cenáculo de Maria.
- Tenda do Abraço: troque um agasalho por um abraço – doação de agasalhos para a Assistência Social do município.
- Divulgação do projeto Haiti, com os alunos da catequese.
- Presença e divulgação das entidades: Liga Feminina de Combate ao Câncer, Grupo Novo Amanhã e Alcoólicos Anônimos (AA).
- Bate-papo, às 15h, com o tema O resultado do estresse em nossas vidas, ministrado pela psicóloga Cristiane Rachele.
- Bate-papo, às 15h30min, com o tema Doenças do Inverno – Prevenção e Tratamento, ministrada por Francine Veadrigo e Jéssica Scapinelli.
- Paralelo à ação social haverá visita aos pacientes do Hospital Nossa Senhora de Fátima pelo Cenáculo de Maria, com participação de alunos da catequese.

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário