Geral

ABS-RS promove evento em comemoração ao dia do Sommelier

Ciclo de debates online será realizado no dia 5 de junho

Junho pode ser um mês de referência não somente para os amantes de Baco (Deus do vinho), mas também para os profissionais responsáveis pelo serviço do vinho. No dia 3 de junho é comemorado o Dia Internacional do Sommelier, enquanto no Brasil o primeiro domingo de junho é o Dia Nacional do Vinho.

Para marcar essas datas, especialmente a da profissão de Sommelier, a regional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) brindará seus associados e ex-alunos, além de todos os amantes da bebida, com a Jornada do Sommelier. A ação será realizada no dia 5 de junho, sábado, com dois debates – um pela manhã (10h) e outro à tarde (16h). O evento acontecerá de forma virtual no canal do YouTube da ABS-RS.

O debate da manhã destacará a profissão de Sommelier no Brasil mostrando a realidade do mercado, as expectativas do setor, as atividades relacionadas à ocupação, assim como os concursos nacionais e internacionais. O encontro terá a participação do Sommelier Diego Arrebola, que já foi eleito por três vezes o melhor profissional do país (2012, 2016 e 2018). Hoje é consultor, já tendo prestado serviços com palestras e eventos para diversas empresas e associações. Também estará presente Deisi da Costa, Sommelière Destaque no Prêmio ABS-RS 2019. Formada pela ABS-RS, Deisi cursava psicologia quando decidiu estudar os vinhos. A Sommelière gaúcha Lívia Maciel, que também recebeu formação na regional gaúcha da ABS e hoje atua no Paraná, é outra convidada do debate matutino.

A profissão de Sommelier ao redor do mundo será o foco do evento que inicia às 16h. Danio Braga, italiano com mais de 30 anos no Brasil e nome reconhecido na alta gastronomia nacional e mundial, será um dos convidados. Braga foi fundador da ABS e hoje preside a ABS-Brasil. Ele também é membro da Ordre des Chevaliers des Coteaux de Champagne. O Sommelier belga William Wouters, presidente da Association de la Sommellerie Internationale (ASI), também fará parte da mesa. Ele também produz vinhos juntamente com sua mulher, a enóloga Filipa Pato.  Jorge Lucki, colunista do jornal Valor Econômico, é outro debatedor. Com formação na Académie du Vin de Paris, Lucki também é consultor de livros traduzidos sobre a bebida no Brasil. A mediação dos dois encontros será feita pelo professor Júlio César Kunz, psicanalista, Sommelier e atual presidente da ABS-RS.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário