ABS destaca o potencial do estado na sommellerie nacional
O principal marco da entidade no ano passado foi a realização do Concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul
A sommellerie do Rio Grande do Sul tem um grande potencial. Essa foi a principal conclusão da seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) ao fazer um balanço de 2021, ano que deu início à concretização do Concurso de Melhor Sommelier do estado, uma iniciativa antiga perseguida pela entidade. Realizada no dia 4 de dezembro, a prova prática coroou Deisi da Costa, sommelière de 32 anos radicada em Bento Gonçalves há uma década. Ela disputou a grande final com os também sommeliers Felipe Guarnieri de Lima, de Bento Gonçalves, e Luiz Gustavo da Silva Buske, de Canela.
O presidente da ABS-RS, Júlio César Kunz, recorda que a atual diretoria da associação, empossada em 2021, tem como principal bandeira dar voz ao sommelier. Por isso a ABS-RS promoveu várias pesquisas com seus alunos e ex-alunos, de modo a compreender os principais temas que buscavam nas diferentes formações propiciadas pela entidade. Uma das consequências foi a adequação da grade dos assuntos tratados no curso de Sommelier Profissional, o mais procurado pelos amantes de Baco que querem se aprofundar no tema, sempre seguindo os preceitos da Association de la Sommellerie Internationale, entidade máxima da profissão no mundo.
O currículo passou a contar com aulas únicas para Estados Unidos e Canadá, Austrália e Nova Zelândia, além de África do Sul e Uruguai. Métodos de espumatização passaram a ser apresentados em lição própria e a formação tem uma introdutória do Velho Mundo, detalhando os sistemas de Denominação de Origem europeu. Os espumantes franceses e Champagne também são abordados em uma aula exclusiva.
Todos os encontros online ficam gravados e disponíveis aos participantes nas plataformas digitais da ABS-RS durante todo o curso e por mais seis meses depois de finalizado todo o programa. As degustações à distância de mais de 70 vinhos das principais regiões produtoras do mundo são possíveis por meio do kit Sommelier Experience, que entrega na casa dos alunos e alunas as doses de degustação de rótulos especialmente selecionados.
Em sete anos de existência, a ABS-RS formou cerca de 600 profissionais, sendo que ao menos 25% desse total somente no decorrer do ano passado. Eles também receberam a certificação internacional da Association de la Sommellerie Internationale (ASI), com sede na França. O número demonstra como a modalidade online se consolidou no Rio Grande do Sul, como também em todo o território nacional. Além dos cursos profissionais, em 2021 a ABS-RS promoveu outras formações, como o Master – Países e Regiões e negócios do vinho.
A entidade também se manteve atuante com seus associados, alunos e ex-alunos através do Bella Ciao no canal do YouTube da ABS-RS, no qual todas as semanas abordava um tema relacionado ao vinho. Durante o ano foram aproximadamente 50 encontros. Um dos pontos altos foi a realização do Dia do Sommelier, em junho. A iniciativa foi transmitida no canal do YouTube da entidade para brindar o dia do profissional responsável pelo serviço do vinho, comemorado no dia 3 de junho, e também o dia do vinho brasileiro, festejado no dia 6 do mesmo mês.
Na avaliação da ABS-RS, todo esse trabalho somente foi possível graças ao comprometimento dos associados jurídicos com a causa da organização. Essa modalidade de associação contempla empresas ligadas à cadeia vitivinícola que contribuem com a ABS-RS para que a entidade possa fomentar a educação de sommeliers no estado. Como não tem fins lucrativos, a ABS-RS destina parte de seus recursos para bolsas de estudo e formação continuada de garçons e profissionais do meio em seus diferentes cursos.
0 Comentários