Geral

A voz dos jovens no legislativo florense

Doze estudantes participaram do projeto Vereador Por Um Dia, encerrado na noite de quinta-feira, dia 29

Se a juventude é o futuro da nação, Flores da Cunha está fazendo a sua parte na área política. Na noite de quinta-feira, dia 29, a Câmara de Vereadores realizou o encerramento do projeto Vereador Por Um Dia, quando os alunos realizam uma sessão simulada. Neste ano, 12 estudantes matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental aprofundaram o conhecimento das atividades político-parlamentares executadas pelos vereadores. A programação contou com quatro encontros. Primeiramente, os alunos participaram de um treinamento conduzido pela Comissão de Educação. A vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) apresentou aos jovens o funcionamento da Câmara de Vereadores, orientando-os para a exposição das proposições, além de esclarecer dúvidas sobre o processo legislativo. Na ocasião, os alunos também conheceram as dependências da Casa Legislativa e as assessorias das bancadas dos partidos. 
O segundo encontro foi uma visita ao parque fabril da Fante Indústria de Bebidas. Eles foram recepcionados pelo presidente Júlio Fante. No último encontro antes da sessão plenária simulada, os participantes escolheram a Mesa Diretora, composta por Eduardo Luza (presidente); Gabriel Muraro Muterle (vice-presidente); Mônica Elisa Catuzzo e Larisse Lodea (secretárias). Por fim, ocorreu a Sessão Plenária do Estudante, momento em que os vereadores por um dia puderam apresentar, debater e votar suas proposições. 
Muitas foram as propostas indicadas ao executivo, desde benfeitorias nas escolas até a implantação de semáforos e redutores de velocidade. Para o presidente da Mesa Diretora, Eduardo Luza, 14 anos, aluno do 9º ano da Escola São Rafael, a experiência foi proveitosa. “Aprendi bastante sobre legislação e política, coisas que a gente entende mais a partir dessa vivência”, conta. De acordo com o jovem, o programa é muito importante, já que algumas leis vigentes no município foram indicadas por vereadores por um dia. Segundo Luza, a oportunidade dada aos estudantes pelo projeto é uma forma de ouvir a comunidade. “A população que diariamente percebe o que pode ser feito para melhorar o município esteve na Câmara”, aponta. Uma das proposições indicadas pelo estudante foi a construção de calçadas na Estrada Antônio Soldatelli, que vai do centro do município até a comunidade de Nova Roma. “É uma via de grande tráfego de pessoas, utilizada para caminhadas, por isso merece atenção”, diz Luza. 
Para o vice-presidente da Mesa Diretora, Gabriel Muraro Muterle, 15 anos, aluno do 9º da Escola São José, o programa possibilitou conhecimentos na área e a criação de novas amizades. “Eu acho um projeto muito bom porque através dele a gente mostra ao poder público o que pensamos sobre o futuro do município, fazendo as proposições e apontando o que deve ser melhorado”, afirma. 
Entre as propostas do estudante está a instalação de um ecoponto para a destinação ambientalmente correta de objetos pós-consumo. No local, poderão ser descartados móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de telefonia, entre outros. “Dessa forma, evitamos que eles sejam jogados em vias públicas ou em lugares inadequados, o que pode causar danos ao meio ambiente”, diz Muterle.

O projeto
O programa Vereador Por Um Dia é realizado desde 2002 na Casa Legislativa florense. De autoria da vereadora à época, Renata Zorgi Lusa (MDB), o projeto realiza aulas expositivas sobre temas relacionados às atividades exercidas pelos vereadores, visitas a empresas e órgãos públicos e promove a Sessão Plenária do Estudante. Em 2019, o cronograma do Vereador Por Um Dia sofreu alterações e o projeto passou a ocorrer no mês de agosto e não mais em novembro como nos anos anteriores.

Quem foram os alunos-vereadores

Eduardo Luza - Escola São Rafael
Bruna Baldissera - Escola Leonel de Moura Brizola
Mônica Elisa Catuzzo - Escola 1º de Maio
Emanuela Pauletti Panosso - Escola Professor Targa
João Victor de Mello Vuelma - Escola Pedro Cecconello
Antônio Ampezzan Maciel - Escola Interativa
Larisse Lodea - Escola Antônio de Souza Neto
Elizete Vitória Meneguzzo Peccini - Escola Francisco Zilli
Rafaela Craco Garibaldi - Escola Antônio Soldatelli
Gabriel Muraro Muterle - Escola São José
Christian José Scariott Leite - Escola Rio Branco
Carla Mascarello - Escola Tiradentes

Doze estudantes participaram do projeto que é realizado desde 2002. - Jaqueline Gambin/Câmara FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário