Geral

A voz dos florenses

Comunidade aguarda apresentação do projeto que visa a implantação do sistema binário e realização de encontros para ser ouvida sobre a revitalização da Avenida 25 de Julho

Desde o dia 17 de novembro de 2021, data em que foi lançado o Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para requalificar a Avenida 25 de Julho, em Flores da Cunha, mais uma novidade foi anunciada: a criação do sistema binário. Com o intuito de facilitar o trânsito na área central da cidade, as ruas Frei Eugênio e Borges de Medeiros passariam a ter sentido único, a partir do início desse ano, uma vez que, na época, um software já estaria rodando para coletar os dados dos veículos e a previsão de estacionamento.
No entanto, quatro meses após divulgada, as ruas permanecem com os dois sentidos. De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Rosiane Machado Pradella, a demora se deve a necessidade de realização de outros reparos, em diversos pontos do município, antes da implantação do sistema binário, propriamente dito: “Estamos trabalhando, por exemplo, na drenagem pluvial da Rua Heitor Curra, finalizada no início de março. Em paralelo a isso, os detalhes para o funcionamento do sistema são alinhados junto à empresa que elaborou o projeto”, informa, ao mesmo tempo em que acredita que a proposta entre em vigor ainda no primeiro semestre de 2022. 
A iniciativa tem dividido opiniões, e muitos motoristas confessam estar em dúvida sobre como será feita a orientação desse novo modelo aos moradores que já estão, de certa forma acostumados, com todas as ruas tendo os dois sentidos. Sobre isso, a secretária explica: “O sistema binário não contempla somente a obra física. Antes da implantação, realizaremos uma fase de apresentação do projeto à comunidade, contando também com ações educativas de trânsito”. 
Além dessa novidade, ainda em 2022 a comunidade de Flores da Cunha deve receber o início das obras de revitalização da Avenida 25 de Julho. O resultado dos premiados no concurso foi divulgado em 1º de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, e contemplou como autor o arquiteto e urbanista Fernando Rocha Machado, co-autora Rovena Schumacher e, colaboração dos estagiários Guilherme Gobetti e Alisson Rodrigues. A equipe do escritório de arquitetura Schumacher e Machado, de Caxias do Sul, recebeu o prêmio de R$ 30 mil e uma contratação com remuneração total de R$ 362.306,36.
Conforme Rosiane, nesse período foram realizados os trâmites burocráticos acerca do concurso e, em breve, haverá a assinatura do contrato com a empresa ganhadora que, em seguida, dará sequência na elaboração executiva. Mas, a comunidade não pode ficar de fora dessas mudanças: “Com a elaboração do projeto executivo, realizaremos encontros a fim de ouvir a comunidade e as empresas instaladas na extensão da Avenida, assim como as entidades que as representam”, destaca a secretária. 
Em relação a extinção da passarela junto ao pórtico de acesso ao município, vista por muitas pessoas como um aspecto negativo – uma vez que nas proximidades do ponto turístico há grande circulação de crianças por conta da Escola Horácio Borghetti – Rosiane esclarece: “Questões como esta, que visam a segurança dos usuários da Avenida, serão avaliadas cuidadosamente assim que os trâmites tiverem continuidade, a fim de garantir que o projeto atenda às necessidades da comunidade como um todo”. 
E justamente para que os munícipes passem a viver em um lugar reestruturado, mas que, ao mesmo tempo, ofereça soluções para os problemas, é que a participação da população se faz tão importante. Sobre essa questão, o autor da proposta, o arquiteto e urbanista Fernando Rocha Machado não descarta a possibilidade de a passarela ser mantida, mas, com algumas alterações, e após a análise da prefeitura.
Ainda de acordo com ele, o planejamento foi concebido visando transformar os três trechos da Avenida em espaços de circulação e permanência, são eles: a entrada do bairro São Pedro até a rótula da rua São José, o trecho urbano da Rua São José até a Vinícola Nova Aliança, e o trecho final da Vinícola Nova Aliança até o acesso à RS-122 ao Norte. 
“Quanto ao conceito de circulação, foram apresentadas soluções para os conflitos viários, principalmente nos acessos de loteamentos e zonas comerciais, projetando-se novas rótulas de via dupla que pretendem otimizar o fluxo, evitando lentidão e acúmulo de veículos. Em relação ao conceito de permanência, o projeto prevê setores entre as vias, de forma a criar um longo parque linear onde a população poderá encontrar espaços de convivência, esportes, lazer e fruição, já que muitos loteamentos que se encontram isolados pela antiga estrada não tem áreas de lazer, nem mesmo praças”, revela Machado.
Segundo o arquiteto, a proposta também contempla estender o uso da ciclovia – que já se faz no trecho Norte de acesso a RS-122 – para ao longo de todo eixo da Avenida, permitindo seu uso pelos ciclistas, de forma segura e confortável. “No setor de acesso Sul, a Torre do Pórtico será transformada em Centro de Atendimento ao Turista, com informações sobre roteiros turístico-gastronômicos de Flores da Cunha e eventos tradicionais da cidade, com estacionamentos para ônibus de turismo e um belvedere para visualizar os parques que iniciam ali, valorizando a beleza da paisagem já existente, como acolhimento”, adianta. 
Já na área central, predominantemente urbana, a proposta prevê acessibilidade universal nos cruzamentos, criação de espaços de convivência, arborização para melhor ambientação e conforto térmico dos pedestres e, nas proximidades da Praça da Bandeira, duas quadras de rua compartilhada – pedestres, ciclistas e veículos utilizando a rua de forma segura e otimizada – para estimular o comércio turístico e gastronômico. 
“São conceitos hoje já utilizados e testados com resultados extremamente positivos em várias cidades no mundo, desde pequenos municípios até grandes centros, em culturas muito diferentes entre si, mas que têm resultado em maior qualidade de vida às pessoas, fomento no turismo e aumento dos negócios”, finaliza Machado, empolgado.

 

          

Avenida 25 de Julho. - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário