Geral

A trajetória de uma escola especial

A importância da educação especial em Flores da Cunha será o tema do próximo encontro do Ciclo de Palestras.

A importância da educação especial em Flores da Cunha será o tema do próximo encontro do Ciclo de Palestras. Na segunda-feira, dia 3 de maio, ocorre a palestra Apae – Sua história, sua trajetória e sua importância no cotidiano da Educação Especial. O tema será abordado pelo presidente da entidade, Itacir Neco Argenta, e pela diretora, Maria Branchini. A palestra acontece das 19h às 21h, no Espaço Cultural São José. O encontro tem entrada franca e está aberto à comunidade.

Comunicação
O jornalismo e os seus conceitos foram a pauta do último encontro, realizado na segunda-feira, dia 26. O diretor do jornal O Florense, Carlos Raimundo Paviani, apresentou os principais conceitos da informação, explicou o que se entende por notícia e por jornalismo comunitário. "O jornalismo conta histórias que tenham interesse humano e social e a notícia precisa ter conteúdo, clareza, precisão e objetividade. A verdade nunca é uma só e o jornalista busca retratar o ponto de vista da coletividade", explicou Paviani. Segundo os conceitos elaborados por Raquel Paiva, o diretor elencou tópicos que caracterizam o jornalismo comunitário: "divulgar informações que não estão na grande imprensa; ter uma proposta social e de interesse da comunidade", destacou. O diretor apresentou ainda os jornais que existiram antes de O Florense e as fases históricas da publicação. Foram mostradas imagens dos primeiros exemplares, fotos dos colaboradores e leitores, e contados fatos que ocorreram nesses 24 anos de existência do jornal. "Nos primeiros anos do jornal, publicamos uma matéria sobre drogas em Flores e no dia seguinte, numa represália, a sede do jornal apareceu cheia de papel com óleo", contou Paviani. Foram lembrados ainda feitos realizados pelo jornal, como concurso para escolher o símbolo de Flores, os especiais Ruas – Origem de Denominação e Povoadores da Colônia Caxias, entre outros. Paviani finalizou a palestra apresentando a missão do jornal e seus objetivos. "Temos como missão prover informação através de publicações de interesse e necessidade dos públicos envolvidos, visando o progresso e bem-estar das comunidades. E o jornal é uma fonte interessante para registrar a história de uma cidade", afirmou.

O Ciclo de Palestras tem como objetivo divulgar a história local e regional, oportunizando aos participantes o resgate da memória, dos dizeres e saberes do povo florense. A promoção é da Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, do Departamento de Cultura, do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi e da Associação de Amigos do Museu. O evento tem apoio da Agavi.
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário