Geral

A preservação de uma língua e da riqueza cultural

Grupo une forças e realiza ações na busca pela valorização do Talian

O Talian, idioma falado por descendentes de imigrantes do nordeste da Itália que chegaram ao Brasil no final do século XIX, já é patrimônio histórico e cultural gaúcho, reconhecido pelo governo brasileiro como língua oficial de imigração. 
Em Flores da Cunha, a Câmara de Vereadores, por meio da Comissão de Educação, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos vêm realizando encontros virtuais a fim de debater e formular ideias de incentivo á preservação do Talian no município. Representantes de entidades deram sugestões e um grupo foi criado para coordenar um planejamento com ações de curto, médio e longo prazo para serem entregues ao Executivo durante a Conferência Municipal da Cultura.
‘Talian Par Cei e Grandi – Gramàtica e Stòria’ 
Talian para crianças e adultos – gramática e história. Um livro que todos os florenses devem ter em sua coleção de obras literárias. 
A obra, coletiva e multidisciplinar, tem três nomes como coordenadores e editores: Juvenal Jorge Dal Castel, Loremi Loregian Penkal e João Wianey Tonus. Além destes, mais de uma dezena de colaboradores assinam a produção, que cria um alicerce sólido para que crianças e adultos tenham acesso ao Talian aprendendo a ler, a falar e a escrever a língua.
O lançamento do título é um passo decisivo para preservar e difundir o Talian, reconhecido como Referência Cultural Brasileira pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – órgão do Ministério da Cultura.
O livro será apresentado oficialmente em um filó (reunião) virtual na segunda-feira, dia 17, às 19h30. Em datas subsequentes, também online, será apresentada a “Cucagna Scola de Talian”, escola totalmente virtual e gratuita que trabalhará elementos da cultura italiana, em parceria firmada entre a Assodita (Associação dos Difusores do Talian) e a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná). 
Os interessados em se inscrever para participar do “Filó Formativi” do dia 17 devem enviar um e-mail para joaotonus48@gmail.com, informando município onde reside, nome completo, e-mail e WhatsApp, para então receberem o link de acesso ao evento.
 

 - Ilustração
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário