Geral

A Praça é dos livros a partir do dia 15

Feira literária de Flores da Cunha deste ano tem o filósofo, professor, escritor e poeta Jayme Paviani como patrono

Flores da Cunha abre a 36ª edição da Feira do Livro no dia 15 de maio, dentro das comemorações dos 89 anos de emancipação política do município. As festividades ocorrem durante todo o mês com eventos paralelos nas mais diferentes áreas, como esportes, gastronomia, palestras e cursos, finalizando com a celebração de Corpus Christi (dia 26, confira o calendário no caderno especial encartado nesta edição do O Florense). A Feira do livro vai até 19 de maio, na Praça da Bandeira, com uma programação variada e com a presença das livrarias Maneco, Correa e Almanaque Cultural. Os livros terão descontos especiais – até ontem, dia 9, os organizadores não souberam informar os percentuais.

A diretora do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Lorete Maria Calza Paludo, ressalta que o grande diferencial neste ano será a 1ª Festa Cultural Italiana, que acontecerá na noite de 17 de maio (sexta-feira), no salão paroquial. “Esperamos a participação da comunidade. Teremos muitas atrações interativas e culturais”, cita. Quanto à Feira, Lorete frisa a importância da leitura na vida das pessoas. “A leitura deve acompanhar as pessoas durante toda a vida. A importância de cultivar o hábito será destacada nesta edição”, diz a diretora.

O patrono da 36ª Feira do Livro é o professor, escritor, filósofo e poeta Jayme Paviani. O homenageado é natural de Flores da Cunha, é mestre e doutor em Filosofia, bacharel em Direito e doutor em Letras. É professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Além disso, Paviani escreve semanalmente para um jornal diário da Serra (Pioneiro), é autor de mais de 20 obras e participa de cursos de extensão, de aperfeiçoamento e de inúmeros eventos em diversas universidades do país e do Exterior.

Programação
Dia 15 de maio – Quarta-feira
- Abertura da Feira do Livro.
- Visita de alunos e comunidade (manhã, tarde e noite).
- Conversa com o patrono Jayme Paviani.
- Teatro e animação cultural.

Dia 16 de maio – Quinta-feira
- Visita de alunos e comunidade (manhã e tarde).
- Conversa com o patrono Jayme Paviani.
- Teatro e animação cultural.
19h30min – Lançamento do livro Do Galo da Vergonha ao Galo da Prosperidade, de Carla Saretta, no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi.

Dia 17 de maio – Sexta-feira
- Visita de alunos e comunidade (manhã).
- Conversa com o patrono Jayme Paviani.
19h30min – 1ª Festa Cultural Italiana: gastronomia, exposições, jogos (bocha, quatrilho, bríscola), shows com Ricordi D’Itália, coro Contarte e banda e Banda Hardroker, apresentação e animação de Tóni Sbrontolon e Fábio Lopes; apresentação do grupo Fulanos de Tal (personagens históricos interagindo com o público); e premiação do concurso fotográfico Um Olhar sobre Flores da Cunha.

Dia 18 de maio – Sábado
- Visita de alunos (educação infantil ao 5º ano).
- Teatro* no salão paroquial (manhã e tarde), para alunos da rede municipal.
- Animação cultural (com o grupo Iniciativa Eventos, de Bento Gonçalves) e troca de livros.
- Todo o dia, bate-papo com escritora florense Lourdes Curra, junto ao estande da livraria do Maneco.
10h – Juramento à Bandeira, na quadra de esportes da Escola Municipal São José.
16h – Festival de Coros, com a presença de seis grupos da região (inclusive os Canarinhos).
17h30min – Apresentação do Coro Municipal, na Praça da Bandeira.
19h – Show da Escola de Música Master, na Praça da Bandeira.

Dia 19 de maio – Domingo
15h – 21º Sarau Tête-à-Tête, com programação artística da Associação dos Produtores de Arte e Cultura (Apac) – leia mais na página 2.
15h – Peça Todo Mundo tem o Chato que Merece, com o grupo Fulanos de Tal.
16h – Show com Sunsetpop e lançamento do álbum Coisas que Vivo sem Viver.
18h – Missa de aniversário da Emancipação do Município, com a participação do Coral Nova Trento, no salão paroquial.


* As peças serão apresentadas pelo grupo caxiense Ueba – O Auto da Alta, de 15 a 18 de maio (manhã) e Zão e Zoraida, no mesmo período (tarde; no sábado, manhã e tarde).

Livro do projeto Memória Histórica de 2012 será lançado dia 16
Uma das atrações desta edição da Feira do Livro é o lançamento do livro Do Galo da Vergonha ao Galo da Prosperidade, de Carla Saretta. A obra foi a vencedora do projeto Memória Histórica e Cultural de 2012. O lançamento ocorre a partir das 19h30min da próxima quinta-feira, dia 16, no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. Fazendo referência ao galo, a obra relata o processo em que a história era duvidosa e motivo de piada com os florenses até os tempos prósperos em que o galo torna-se símbolo da cidade.

A autora destaca que a história do galo caiu no gosto popular e faz parte do imaginário e da cultura do município. “Algumas décadas atrás era comum acontecerem brigas entre os moradores de Nova Trento e das localidades vizinhas, em especial Caxias do Sul, onde estes debochavam dos florenses sobre a história do galo, que trazia um tom pejorativo sobre a ingenuidade e/ou ignorância da população local. Porém, a partir da década de 1960 ocorreram as primeiras mudanças que, aos poucos, transformaram o estigma que Flores carregava”, sintetiza Carla.

A autora é graduada em História e especializada em História Regional pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é professora da Escola Interativa, em Flores da Cunha, e da Escola Municipal Angelina Sassi Comandulli, em Caxias do Sul. A obra estará à venda na Feira (e depois dela no Museu) por R$ 10. Na noite do lançamento haverá exposição de fotos que integram o livro de 104 páginas.

Para Paviani, ser patrono é um papel de representação da produção intelectual e cultural de um lugar. - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário