Geral

A partir de hoje, todo o mundo está de olho nele

Seleção Brasileira estreia às 17h de hoje na Copa do Mundo, contra a Croácia. Confira os garotos florenses que também sonham se tornar jogadores de futebol e o serviço da partida, como horários de funcionamento e onde assistir aos jogos

Em época de Copa do Mundo o assunto não pode ser outro para os Belé. Desde quando tiveram os primeiros contatos com a bola, o sonho dos irmãos sempre foi um só: tornarem-se jogadores profissionais de futebol. Ronald Belé, 13 anos, há sete treina nas categorias de base do Juventude, em Caxias do Sul, onde participa de uma competição estadual. Ambos estarão na torcida a partir das 17h de hoje, quando a Seleção Brasileira abre a Copa contra a Croácia.

A exemplo do irmão mais velho, Robert, 15 anos, Ronald começou na escolinha Nova Era de Flores da Cunha, e logo despertou interesse de equipes profissionais. Aos seis anos passou a integrar as categorias de base do Juventude. O irmão mais velho também chegou a treinar no alviverde caxiense, mas atualmente joga apenas em torneios municipais. Os dois irmãos atuam pela equipe do São Cristóvão na categoria Sub-15, na disputa da Copinha de Futsal.

Além de Robert e Ronald, mais dois membros da família Belé sonham um dia ganhar a vida com o futebol. Os caçulas Henrique e Eric, de 10 e sete anos, respectivamente, fazem parte das categorias de base do Juventude e treinam todos os sábados. Já Ronald treina cinco vezes por semana, além de participar de jogos do Campeonato Gaúcho Sub-13.

Embora reconheça que a carreira de um jogador de futebol não é nada fácil, e para chegar lá existe um logo caminho a ser percorrido, além da família, Ronald conta com o apoio de Clério de Oliveira, que coordena a escolinha Nova Era, e também de amigos no clube caxiense.

Antes de ser profissional o jovem atleta passa pelas categorias de base, onde aprende os fundamentos práticos e teóricos, e é lá, também, que moram os maiores sonhos. Ronald, dono da camisa 10 há sete anos, diz que para alcançar o sucesso é preciso ter humildade, foco, superação e determinação. Ele também destaca, como todo garoto, que tem ídolos em quem se inspira. “Neymar é um craque, jogador do Barcelona e destaque na Seleção Brasileira”, conta o garoto, que aposta na conquista do hexacampeonato mundial pelo time treinado por Felipão.

Foto/Antonio Coloda

Robert (E) e Ronald (D) atuam pelo São Cristóvão na Copinha de Futsal.



Onde assistir aos jogos

Para quem quer reunir a galera e torcer junto pela Seleção Brasileira, alguns locais em Flores devem abrir em horários especiais nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Confira.

- Aromas (Rua Borges de Medeiros, 1.315): irá transmitir todos os jogos da Copa do Mundo.
- Banana Pink (Avenida 25 de Julho, 1.851): estará aberto para transmissão dos jogos do Brasil. O atendimento inicia uma hora antes das partidas.
- Kakuitu’s (Rua Júlio de Castilhos, 2.150): abrirá para os jogos do Brasil.
- Malibu Disco Pub (Rua Borges de Medeiros, 1.234): todos os jogos da Copa do Mundo disputados à tarde serão transmitidos, além de todas as partidas do Brasil.
- Neliu’s Lanches (Rua John Kennedy, 2.651): todos os jogos da Seleção serão transmitidos em um telão.
- Nosso Café (Avenida 25 de Julho, 1.414): todos os jogos da Copa serão transmitidos e, nas partidas do Brasil, a cada gol da Seleção será servido como cortesia uma rodada de batatas fritas.



Confira os horários diferenciados

Durante os jogos do Brasil alguns serviços terão alteração no horário de atendimento em Flores da Cunha e Nova Pádua:

Em Flores da Cunha

- Prefeitura: nos dias de jogos da Seleção o expediente na administração encerrará uma hora antes do horário previsto para o início dos jogos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) não terão alteração no horário de atendimento.

- Escolas municipais: devem permanecer com o mesmo horário de aula, sem a liberação antecipada dos alunos. O transporte escolar irá circular normalmente.

- Escolas estaduais: a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) de Caxias do Sul orienta as escolas a também não alterarem os horários de aula. As escolas não devem liberar os alunos, que podem assistir aos jogos na instituição sem alteração nos horários de aula.

- Fórum: nos dias 12 e 23 de junho o Fórum irá funcionar das 8h às 15h e, no dia 17, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Se o Brasil seguir para as próximas fases (com jogos nos dias 4, 8 e 9 de julho) o Fórum terá expediente das 8h às 15h.

- Câmara de Vereadores: encerrará o expediente meia hora antes das partidas do Brasil.

- Ministério Público: nos dias 12 e 23 terá atendimento das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia; e no dia 17, das 8h às 14h, também sem fechar ao meio-dia.

- Bancos: nos três primeiros jogos da Copa os bancos do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Santander e Sicredi terão atendimento ao público das 8h30min às 12h30min.

- Cartório Eleitoral: nos dias 12, 17 e 23 de junho o expediente será das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia.

- Emater: o escritório de Flores da Cunha terá atendimento das 8h às 13h, sem fechar ao meio-dia.

- Inspetoria Veterinária: expediente das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia, nos três primeiros jogos do Brasil.

- Comércio: a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Flores da Cunha utilizou o critério do Sindicato dos Dirigentes Lojistas (Sindilojas) de Caxias do Sul, ou seja, os dias de jogos são úteis e normais e, por isso, não é possível impor ao comerciante a abertura ou fechamento da loja. Portanto, a decisão é facultativa ao proprietário. Algumas alternativas são sugeridas pensando na segurança dos clientes e funcionários: no caso de a loja optar por manter seu expediente normalmente, é recomendado que a empresa trabalhe de portas fechadas, ou tome alguma outra medida de segurança que considere pertinente, já que nos horários dos jogos o movimento de pessoas nas ruas deve ser reduzido. Mas se a loja optar por não ter expediente a sugestão é que feche uma hora antes dos jogos do Brasil. Nesse caso, não é permitido descontar as horas do funcionário nem se utilizar de banco de horas.

Em Nova Pádua

- Prefeitura: no dia 12, dia de abertura da Copa, o expediente se encerra às 15h. Nos outros dias de jogos da Seleção, seja na 1ª ou fases seguintes, o término do expediente será sempre duas horas antes das partidas.

- Câmara de Vereadores: horário normal de atendimento, das 13h às 19h.

- Escola Municipal Professor Bôrtolo Bigarella: os alunos não terão aula nos dias dos jogos e, os funcionários, seguem os mesmos horários da prefeitura, com saída no dia 12 às 15h e demais jogos duas horas antes da partida.

- Escola Estadual Luiz Gelain: um telão será montado para que alunos e professores assistam aos jogos. Os horários de aula permanecerão os mesmos.

- Emater: das 8h às 13h, sem fechar ao meio-dia.

Neymar (C), ladeado por Jô (E) e Marcelo (D), é a esperança de gols para que o time de Felipão conquiste o hexa mundial. - Rafael Ribeiro, CBF/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário