A origem operária do 8 de março
A data surgiu a partir de protestos para melhores condições trabalhistas
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista.
Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos, principalmente pelas más condições de trabalho.
A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens. No entanto, há registros anteriores a essa data que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.
Igualdade e mudanças com inteligência e inovação
O tema definido pela ONU Mulheres para o Dia Internacional das Mulheres em 2019 é “Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação”. O tema está centrado nas formas inovadoras para a defesa da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres, em especial aquelas relativas aos sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e a infraestrutura sustentável.
O alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) requer mudanças transformadoras, enfoques integrados e novas soluções, sobretudo, no que se refere à defesa da igualdade de gênero e no empoderamento de mulheres e meninas. “É crucial contar com planejamentos inovadores que rompam com a situação habitual, a fim de eliminar as barreiras estruturais e garantir que nenhuma mulher e nenhuma menina fiquem para trás”, diz o texto.
A inovação e a tecnologia trazem oportunidades sem precedentes, no entanto, as tendências atuais indicam que as lacunas digitais estão se ampliando e que as mulheres estão representadas de maneira insuficiente nos campos da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e design.
De acordo com o site ONU Mulheres Brasil, isso impede de desenvolver e influir no desenvolvimento de inovações sensíveis ao gênero que permitam alcançar benefícios transformadores para a sociedade. Desde o banco móvel até a inteligência artificial ou a internet das coisas, é vital que as ideias e as experiências de mulheres influenciem por igual o desenho e a aplicação das inovações que conformarão as sociedades do futuro.
A ONU Mulheres convida a todas as pessoas a se unirem para celebrar um futuro em que a inovação e a tecnologia criem oportunidades sem precedentes para as mulheres e meninas desempenharem papéis ativos na criação de sistemas mais inclusivos, serviços eficientes e infraestruturas sustentáveis para fazer avançar o alcance dos ODS e da igualdade de gênero.
Fonte: ONU Mulheres Brasil
Dicas para comemorar o seu dia
Passe algum tempo com a sua família
Existe quem no Dia da Mulher opte por passar algum tempo com a sua família, porque para muitas das mulheres a família é, sem dúvida, a maior prioridade. Passar tempo de qualidade com a sua família poderá ser uma excelente opção para este seu dia. Façam planos juntos e decidam o que poderão fazer.
Tenha uma noite de mulheres
Reunir-se com as suas amigas, quem sabe rever amigas de longa data e tirar uma noite só para mulheres, longe de namorados, maridos ou filhos. Se é o seu dia, você tem todo o direito de aproveitar.
Vá fazer compras
As mulheres adoram compras, e que dia melhor para ir às compras que o dia da mulher? Seja sozinha ou em grupo, vá fazer umas compras. Mas cuidado com a sua situação financeira. Estabeleça um orçamento possível.
Relaxe
Porque não relaxar com aquilo que merece? Provavelmente passa todo ano preocupada com a sua alimentação, treina várias vezes por semana para manter o seu físico e acha que não merece, pelo menos uma vez por ano, relaxar com tudo aquilo que merece? Porque não uma massagem ou um spa?
Cuide de si
Quando se tem uma vida tão agitada, por vezes a nossa aparência e os cuidados acabam ficando para segundo plano. Neste dia, a sua aparência e sentir-se bem consigo própria, terá de ser a preocupação número um. Invista mais em si.
0 Comentários