Geral

À mostra, os trajes das soberanas

Exposição 'Resgate Histórico da Fenavindima' pode ser vista no Museu Municipal

Nos meses de fevereiro e março de 1967, Flores da Cunha realizava a sua primeira Fenavindima. A rainha Marisa Bigarella e as princesas Odali Fontana, Sília Mattioni, Bernardete Soldatelli e Maria do Carmo Toigo recepcionaram os visitantes na primeira edição do evento. Quarenta e quatro anos depois, as soberanas Elisa Giani Toigo, Ariane Schiavenin e Duana Nesello realizam o mesmo papel na XII Fenavindima.

Para relembrar os doces momentos da festa máxima do Município, o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi sedia a exposição temporária Resgate Histórico da Fenavindima. A mostra apresenta os vestidos e as coroas das rainhas e princesas de algumas edições da festa, além de um álbum de fotografias da 3ª e 4ª edição do evento. A exposição estende-se até o dia 8 de abril e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. As visitas de grupos devem ser agendadas antecipadamente pelo telefone (54) 3292 2777, com Ana Paula ou Neusa.

Resgate Histórico da Fenavindima contempla a exposição de 12 vestidos e sete coroas que pertenceram às soberanas da festa. Do arquivo pertencente ao Museu Municipal, e que foi doado pelas rainhas ou princesas, podem ser vistos os trajes das princesas: Kátia Gonzales, da IV Fenavindima; Clara Panizzon, da III Fenavindima; Leonor Mioranzza, da II Fenavindima; e Sília Mattioni, da I Fenavindima; e da rainha Mirian Pedron, da III Fenavindima. Há ainda um vestido de uma candidata da primeira festa e uma peça usada por Maria Eustela Longo durante o desfile alegórico da I Fenavindima. Estão expostos ainda os vestidos (emprestados pelas soberanas para a mostra): da corte da X Fenavindima usados pelas princesas Andréia Debon e Franciele Sgarioni e pela rainha Márcia Bellincanta; da princesa Nicole Montanari e da rainha Fabiane Veadrigo da XI Fenavindima. Também podem ser vistas as coroas das soberanas: Andréia Carpeggiani, Jaqueline Cardoso, Giovana Ulian, Andréia Debon, Márcia Bellincanta, Fabiane Veadrigo e Fernanda Longhi.

Fique atento
Durante o período da Fenavindima (até 13 de março), o Museu Municipal estará aberto aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Abaixo da esquerda para a direita:
-Das antigas edições da festa, os trajes das soberanas.
- Vestidos das soberanas da X Fenavindima: Andréia Debon, Márcia Bellincanta e Franciele Sgarioni.
- Coroas também estão expostas.
- Peça usada por Maria Eustela Longhi no desfile da I Fenavindima.



Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário