Geral

A irreverência do Grupo Ricordi em palestra

Fundadores Ivo e Rita Gasparin contam história do grupo na próxima segunda-feira, dia 18, no Espaço Cultural São José

A música, as histórias, os causos e a irreverência do Grupo Ricordi – um dos mais populares grupos folclóricos italianos da região – será o tema do quarto encontro do Ciclo de Palestras. Na próxima segunda-feira, dia 18, os fundadores Ivo Gasparin e Rita Dambrós Gasparin palestram sobre a trajetória do Grupo Ricordi. O casal abordará o histórico e as músicas marcantes como La scala rolante, O cevete de bepino e Le comare, entre outras.

O encontro tem início às 18h30min e estende-se até às 20h30min, no Espaço Cultural São José. O evento tem entrada franca e está aberto à comunidade.

Entidades

Na última segunda-feira, dia 11, as entidades locais Lions Clube e Rotary Club apresentaram as suas trajetórias e objetivos. Os primeiros a se pronunciarem foram os membros do Rotary Club, Jorge Pontel e Maurício Pauletti. Eles contaram a história do Rotary mundialmente até a fundação em Flores no ano de 1981. Atualmente 33 companheiros integram a entidade. "O Rotary é um Clube que presta serviços à comunidade e dedica-se a melhorar a qualidade de vida de seus participantes. Promove bolsas educacionais, intercâmbios, campanhas e diversos projetos", explicou o presidente Jorge Pontel. O clube realiza eventos como, Semana da Ética, Vin e Formaggio, Costelão, Pedágio da Apae. O Rotary congrega ainda a Casa da Amizade, o Rotaract, o Interact e o Rotary Kids.

Após a apresentação do Rotary foi a vez dos membros do Lions Clube mostrarem a entidade. Ministrada pelos membros Claudino Caetano Muraro, Vilson Toigo e Vilma Toigo, a palestra abordou a trajetória do clube e as suas finalidades. "O Lions é humanitário. É um grupo de pessoas reunidas para doação pessoal em benefício de alguém. Entre os objetivos está organizar clubes de serviços, coordenar atividades e incentivar as pessoas interessadas em prestação de serviços a servir sua comunidade sem recompensa financeira pessoal", destacou o presidente Vilson Toigo.

Em Flores da Cunha, o Lions Clube foi fundado em 1960 e realiza o Projeto Jardim (para portadores de doenças) e o Projeto Confecção (recolhe retalhos e faz colchas para doação em entidades). Ajuda financeiramente escolas e entidades municipais.
O Ciclo de Palestras tem por objetivo divulgar a história local e regional e oportunizar aos participantes o resgate da memória, dos dizeres e dos saberes de um povo. A promoção é da Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, do Departamento de Cultura, do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi e da Associação de Amigos do Museu.

Do Lions Clube,Vilson Toigo e Claudino Muraro, e do Rotary Club, Maurício Pauletti e Jorge Pontel.  - Neusa de Barros de Lima / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário