A importância do banho e da tosa
Hábitos precisam ser realizados por profissionais capacitados que irão tomar todos os cuidados necessários
Você sabe qual a importância do banho e tosa para o seu bichinho de estimação? Poucas pessoas conhecem, mas esse universo vai além da higiene dos pets, pois cada raça tem um tempo certo para banho e um corte específico do pelo, que podem ser executados com a tesoura ou com a máquina. O hábito é necessário na rotina dos bichinhos e devem ser realizados por profissionais capacitados que tomam o devido cuidado com a pele, ouvidos, olhos, dentes e pelos. A higiene do bichinho de estimação ajuda a controlar a oleosidade natural dos pelos e a deixá-lo com cheirinho mais agradável. Veja alguns procedimentos.
Frequência ideal para o banho
As indicações da frequência dos banhos nos pets variam conforme a pelagem e raça do pet. Intervalos de banhos inferiores a uma vez por semana não são recomendados para nenhum tipo de pelagem, a menos que o cão ou gato esteja em tratamento dermatológico e o médico veterinário recomende um intervalo menor.
As recomendações são para cães de pelos curtos o intervalo do banho poder ser de dois em dois meses; cães de pelos longos com crescimento contínuo de uma a quatro vezes por mês; e cães de pelos volumosos de uma a duas vezes por mês.
No caso dos filhotes, se eles não tomaram todas as vacinas necessárias é preciso evitar que eles saiam de casa para ir ao pet shop, pois nessa fase a imunidade é baixa. Banhos fora do domicílio só devem acontecer após o término do protocolo de vacinação e vermifugação, já os banhos em domicílio podem acontecer normalmente e faz parte da importância do banho e tosa. Água e sabão não fazem mal para o filhote, mas o frio sim, então eles não podem ficar molhados. Além disso, é ideal esperar o tempo certo para começar a dar banho, pois os filhotes com menos de 4 meses de vida ainda são guiados pela mãe através do olfato e usar shampoos com cheiro pode confundi-los.
O ideal é consultar o médico veterinário de sua confiança para saber o tempo certo para realizar o banho e a tosa específica para o seu pet.
Dentes e unhas
Os dentes dos pets devem ser higienizados semanalmente com uma escova e creme próprio para animais e é recomendado realizar essa higienização na hora do banho. O corte das unhas pode ser feito com intervalo de 10 dias, mas é melhor ser realizada sempre por profissionais especializados.
Frequência ideal para a tosa
Em relação à tosa, também é importante levar em conta o tempo ideal do corte dos pelos de cada raça, lembrando que essa é uma parte da importância do banho e tosa, pois também está relacionada com a higiene do animal. A recomendação é que animais com pelos longos a tosa ocorra a cada 45 dias e com pelos variados num intervalo de dois a três meses. Não existe uma regra, o importante é estar atento ao bem-estar do seu cachorro ou gato e observar sempre o clima, afinal, não é saudável deixar o pelo do seu pet muito baixo no frio, assim como não deve haver pausas muito longas de banhos no calor, seja ele gato ou cachorro.
Tosa na tesoura ou corte na máquina
Existem vários tipos de tosa, a tosa na máquina são cortes feitos por meio de uma lâmina determinada, ou seja, cada número de lâmina está relacionado ao comprimento do pelo, mantendo-o uniforme. Por outro lado alguns profissionais não indicam o corte de máquina para algumas raças como Chow Chow e Husky Siberiano, pois ao cortar a pelagem rente à pele, os pelos podem crescer de forma diferenciada e descaracterizar a estética do animal.
A tosa na tesoura é recomendada para diversos cães e gatos, pois o objetivo deste corte é diminuir o comprimento dos pelos, sem modificar a forma original.
Existe também a tosa da raça, que são cortes feitos especialmente para determinados tipos de raça, já que eles caracterizam e acentuam a forma dos animais. Alguns tipos de raças são caracterizados por esses cortes, como por exemplo: o Poodle, Lhasa Apso, Schnauzer, Yorkshire e diversos outros.
0 Comentários