Geral

A importância do acompanhamento com o coloproctologista

Dieta rica em vegetais e pobre em gordura pode prevenir o câncer colorretal

O câncer colorretal é a neoplasia que se origina no cólon (intestino grosso), reto ou canal anal sendo o câncer mais prevalente do aparelho digestivo. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de cólon e reto em homens é o terceiro mais frequente e para as mulheres, é o segundo mais frequente na região Sul. 
A Dra. Juliana V. de Abreu Ruszczyk, médica formada pela UFRGS e com especialidade em cirurgia geral e coloproctologia pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, e atuante nas cidades de Flores da Cunha, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, ressalta a importância de uma dieta rica em vegetais, pobre em gordura (principalmente a saturada), atividades físicas regulares e evitar o consumo exagerado de carne vermelha e enlatados como forma de prevenção deste tipo de tumor. “Histórico familiar de câncer colorretal, doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, são fatores de risco e necessitam de acompanhamento especializado com médico coloproctologista, o qual irá acompanhar o paciente desde a fase de prevenção, realização do exame de colonoscopia regulares para diagnóstico precoce, até a fase de tratamento caso identificada alguma alteração”, explica a médica. 

Diagnóstico precoce e a importância da colonoscopia 

A colonoscopia permite a visualização direta de toda extensão do intestino grosso e final do intestino delgado e biópsias/remoção de pólipos ou lesões suspeitas em um único exame, sendo fundamental a realização deste exame pelo coloproctologista, que é o único profissional que realiza da prevenção, diagnóstico e tratamento deste tipo de câncer. “A maioria das pessoas deve realizar sua primeira colonoscopia entre os 45 e 50 anos de idade, mas em casos selecionados esse início pode ser mais precoce, devendo ser conversado com o médico sobre a periodicidade desse exame”, ressalta Juliana, que atende pelos planos Unimed, Círculo e Fátima no consultório Proctovasc, localizado na Rua Bento Gonçalves, 411, sala em anexo ao Hospital Fátima. Telefone para contato (54) 3292 4204.

 

Médica coloproctologista Juliana de Abreu Ruszczyk. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário