Geral

A iluminação perfeita

Planejamento e bom gosto são fundamentais quando o assunto é iluminar o ambiente

Dentro de um projeto, a iluminação, até antes considerada como apenas um detalhe, hoje ganha destaque e grande importância. Ela deve ser pensada para valorizar e diferenciar cada ambiente, os móveis e os espaços distintos. Com uma iluminação adequada para cada ambiente é possível facilitar as atividades e garantir conforto e relaxamento. Vale lembrar que não é preciso escolher apenas um tipo de iluminação, mas personalizar cada ambiente. Veja algumas dicas para seguir e acerta na hora de iluminar:

Iluminação direta – bastante convencional, é indicada para dar destaque e criar pontos de concentração, como escritórios, criados-mudos. Pode ser encontrada na forma de abajures de piso, luminárias de mesa, pendentes e spots embutidos. As peças pendentes são uma tendência que veio pra ficar e garante estilo e personalidade para o espaço.

Iluminação indireta – proporciona aconchego e um clima mais intimista, por isso é indicada para quartos e salas de estar. É todo o tipo de luz sem direção, como arandelas, abajures, fios de iluminação. Um resultado suave, que pode ser complementado com uma iluminação central mais ampla, que pode ser ligada como forma opcional.

Iluminação difusa – esta é algo mais versátil que pode ser aplicada em qualquer ambiente, principalmente por criar uma iluminação mais homogênea. Os vidros leitosos garantem que a luz se espalhe sem provocar sombras fortes.

Iluminação de destaque – por meio de spots direcionados, ela serve para destacar objetos de decoração e cantinhos favoritos. Pode ser um quadro ou uma poltrona no cantinho da sala. No espaço de estar, uma tendência são os trilhos ou eletrocalhas com spots direcionados.

Iluminação de orientação – utilizada em corredores, escadas e hall de entrada ela direciona os passos através de lâmpadas embutidas no chão ou nas paredes.

Iluminação de tarefa – opção é para ambientes onde se realizam atividades, como cozinhas, salas de estudos e mesas de jantar. É indicada uma iluminação difusa para não causar cansaço e sempre que possível utilizar lâmpadas de LED para economizar energia.

A iluminação é um dos pontos fundamentais de um ambiente. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário