Geral

A hora da escolha chegou

O intervalo da escolha será animado pela banda florense Magicoz

Depois de meses de preparação, muitas aulas, visitas, provas de vestidos chegou o grande dia para as 15 jovens que concorrem ao título de soberanas da 14ª Festa Nacional da Vindima (Fenavindima). A cerimônia de escolha da nova corte está marcada para este sábado, dia 10 de agosto, às 20h, nos Pavilhões do Parque da Vindima Eloy Kunz. A festa terá o comando dos jornalistas Bruna Marini e Fábio Carnesela que atuarão como mestres de cerimônia. A abertura terá o pronunciamento do prefeito Lídio Scortegagna e do presidente da 14ª Fenavindima, Darci Dani. Após, ocorrem os desfiles individuais e coletivos das embaixatrizes. O intervalo da escolha será animado pela banda florense Magicoz.
Os ingressos para assistir a escolha estão esgotados – tanto para as arquibancadas quanto para as mesas. 
As embaixatrizes serão avaliadas por um grupo de sete jurados vindos da Região e do Estado e que estão ligados aos objetivos da festa. Durante a noite também serão escolhidas as melhores torcidas – que serão avaliadas por um grupo de três jurados. Serão premiadas a ‘Torcida Mais Organizada’ e a ‘Torcida Mais Animada’. Elas receberão um prêmio de R$ 700, além de troféu e vale vinho.
As soberanas eleitas ganharão como premiação um vale viagem no valor de R$ 7 mil para cada uma, além de mimos. 
Sob o slogan A Festa de Todas as Mãos, a Fenavindima está marcada para ocorrer de 14 de fevereiro a 1º de março de 2020.

Como será a avaliação

As candidatas serão avaliadas em três diferentes pesos. A primeira avaliação – com peso de 10% do total da nota – é da Comissão Social que analisou o período de pré-concurso, como assiduidade, pontualidade, comprometimento, participação, respeito às normas de etiqueta e simplicidade. A segunda avaliação – com peso de 40% - será a entrevista individual com o corpo de jurados. Nesse quesito serão pontuados os conhecimentos gerais, conhecimentos históricos, desenvoltura, comunicação, dicção, oratória, entre outros aspectos. A terceira avaliação – que corresponderá a um peso de 50% - será do desfile. Nessa parte, serão contabilizadas beleza, simpatia, empatia com o público, postura e elegância.

Vestidos padrão

Um dos diferenciais da escolha das soberanas da 14ª Fenavindima é que os vestidos das embaixatrizes serão padronizados. A modelagem será igual e apenas as cores são diferentes: azul petróleo, verde, uva, marsala e salmão – cada cor será utilizada por três candidatas e foram definidas por ordem de inscrição - também definirão o desfile na passarela. A responsável pela criação e confecção dos vestidos é a estilista florense Juliana Lazzari. A vestimenta, inspirada nas antigas vindimeiras, remete a costumes e artes trazidos e eternizados pelos colonizadores italianos. 
O zibeline é o tecido base do vestido, que também contém veludo italiano, plissado, renda e aplicações. Cada detalhe da vestimenta retrata origens e tradições enaltecidas na Fenavindima. Os lenços de pescoço utilizados pelas imigrantes são representados pela gola de renda que, juntamente com a manga, fazem alusão a trabalhos manuais como o crochê e o frivolité. O xadrez que compõe a barra da saia remete ao trançado das vimes que empalham os garrafões e ao artesanato. O corselete, usado tradicionalmente com camisa branca, ganha uma versão com cinto largo de veludo e aplicação de renda dourada.  
As cores escolhidas também fazem referência à simbologia proposta pelo traje. O azul petróleo relembra a travessia dos imigrantes da Itália para o Brasil e retrata o oceano que separa os continentes europeu e americano. A riqueza da natureza caracteriza-se pelo verde, que expressa crescimento, frescor e fertilidade. A tonalidade uva representa o fruto tão celebrado na festa. Já a cor marsala corresponde ao vinho e a salmão aos espumantes. 
Os vestidos oficiais do trio eleito serão confeccionados pela estilista florense Eliana Schiavenin Gavazzoni. Um croqui dos modelos foi apresentado durante o baile de coroação das embaixatrizes. Os vestidos retratarão a mulher imigrante, com cores que refletem o cultivo da terra. 

15 embaixatrizes concorrem a rainha e princesas da Fenavindima neste sábado. - Jean Carlo Dal Alba/Photo Traço/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário