Geral

A festa começa a tomar forma

Jogos Coloniais iniciaram no domingo, dia 23, em São Vitor, e seguem nos próximos finais de semana. Alegorias que farão parte do desfile de carros alegóricos também estão em fase de elaboração. No Parque da Vindima, obras começam a aparecer

Jogos de Colônia: competição com animação
A união faz a força. E em São Vitor, interior de Flores da Cunha, a força fez a vitória. Pelo menos na disputa de cabo de guerra. Foi o que fizeram os amigos Fabiano Verdi, Leodir Fiorese, Eloir Giotti, Osmar Mascarello e Dagoberto Fortunatti. Eles foram os vencedores da prova na primeira etapa dos Jogos de Colônia, atividade que integra a 12ª Festa Nacional da Vindima. No total, foram 11 modalidades realizadas em São Vitor na manhã do dia 23. Todos os vencedores estão classificados à final, que acontece no dia 19 de fevereiro. Neste final de semana, provas serão realizadas em Mato Perso, Otávio Rocha e Nova Roma (veja programação).

O primeiro dia de provas começou pontualmente às 9h, na frente do salão paroquial de São Vitor. E um ingrediente especial motivou os participantes dos Jogos: a animação. Sorrindo, os moradores da região se divertiram enquanto competiam na Corrida de Cariola, Revezamento de Salame, Fazer Bigoli, Transportar Vinho, Esmagar Uva com os Pés, Cabo de Guerra, Lançamento de Ovo, Debulhar Milho, Arremesso de Queijo, Plantar Milho e Jogo de Cartas (briscola e trisete).

No final da disputa, Luís Antônio Giotti, 29 anos, popularmente conhecido por Tico, natural de São Vitor, e a jovem Laís Vigolo, 18 anos, de Antônio Prado, foram os mais premiados. Cada um levou para casa quatro medalhas. Ele disputou as provas de Esmagar Uvas, Plantar e Debulhar Milho e Fazer Bigoli. Ela participou da Corrida de Cariola, Revezamento de Salame, Plantar Milho e Lançamento de Ovo. Nas uvas, Tico competiu ao lado da mãe, Odete Terezinha Pelicioli Giotti, 55 anos.

Antes da entrega das medalhas, as soberanas Elisa Giani Toigo, Ariane Schiavenin e Duana Nesello participaram simbolicamente da prova Plantar Milho. O prefeito Ernani Heberle (PDT) preferiu observar. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua disputou o Lançamento de Ovo com o vereador Osmar Doro (PDT).

O objetivo do secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores, Carlos Lisboa, ao final das competições, é reunir em quatro finais de semana mais de 4 mil pessoas. “Aqui em São Vitor a participação foi excelente. Tivemos inscritos em todas as modalidades. O evento é esportivo, mas, acima de tudo, festivo. Nossa proposta é promover a integração das comunidades”, pontuou Lisboa.

Como participar

Algumas provas são disputadas individualmente, outras em duplas ou em equipe. O funcionamento de cada uma é explicado aos participantes minutos antes do desafio. Para participar, basta inscrever o nome antes de cada evento. O único pré-requisito exigido é ter alegria. Nesta primeira fase acontecem as etapas seletivas, sendo que a etapa final será realizada no dia 19 de fevereiro, a partir das 14h, na Praça da Bandeira. Neste dia também serão realizadas tarefas surpresas e o Jogo da Mora, ambos sem pontuação. Duas provas surpresa estão reservadas para a final. Confira as fotos dos Jogos de Colônia na gleria de fotos no nosso Flickr.

Os primeiros colocados em cada prova*

Corrida de Cariola
- Eloir Giotti e Laís Vigolo.

Revezamento de Salame
- Laís Vigolo, Eloir Giotti, Fabiano Verdi e Higor Fortunatti

Fazer Bigoli
- José Verdi e Marinês Bordin

Transportar Vinho
- Silvane Ribicki e Osmar Mascarello

Esmagar Uva com os Pés
- Lurdes Mantovani e Orildo Fortunatti

Cabo de Guerra
- Dagoberto Fortunatti, Fabiano Verdi, Eloir Giotti, Leodir Fiorese e Osmar Mascarello

Lançamento de Ovo

- Masculino: Dagoberto Fortunatti e Fernando Mascarello
- Feminino: Lurdes Mantovani e Odete Giotti

Debulhar Milho
Luís Andreis Giotti

Arremesso de Queijo
- Masculino: Ivanor Corso
- Feminino: Maura Verdi

Plantar Milho
Masculino: Neuso Mascarello
Feminino: Silvane Ribicki

Jogo de Cartas
- Briscola: Orildo Fortunatti e João Fortunatti
- Trisete: Augusto Kosvoski e Marino Bordin

Obras avançam no Parque da Vindima
Diferentemente da última reportagem publicada pelo O Florense, no dia 7 de janeiro, que apontou um ritmo lento dos trabalhos no Parque da Vindima Elóy Kunz, o panorama mudou faltando 21 dias para o início da Festa Nacional da Vindima. Nos últimos dias, trabalhadores montam os estandes e realizam a pintura interna e externa do pavilhão, além das casinhas da entrada do parque, nas quais serão comercializados produtos coloniais. O Monumento ao Galo e o telhado do espaço também mereceram atenção.

No interior do parque está em fase de construção a réplica de uma igreja com campanário, em madeira. O esqueleto dos estandes está pronto e começam a receber decoração. Outra área que será pintada é a lateral do prédio da Escola de Gastronomia. Reformas nos banheiros e no restaurante também estão programadas para as próximas três semanas.

Os trabalhos estão sendo encaminhados por meio de uma verba da prefeitura de R$ 885 mil. Os organizadores ainda tratam com prováveis patrocinadores e aguardam a liberação de recursos federais, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida por Lei Rouanet. Confira fotos dos estandes e do galo no final da página.


Carros alegóricos começam a tomar forma
Os 12 carros alegóricos que passarão pela Rua Borges de Medeiros a partir do dia 19 de fevereiro estão em fase de construção. Além dos cinco veículos de responsabilidade de comunidades e entidades, sete são montados em um pavilhão no interior do distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul. O artista plástico André Gnatta coordena os trabalhos dos carros considerados oficiais, de responsabilidade da Associação Comunitária Fenavindima.

Gnatta, que trabalha nas Festas da Uva de Caxias desde 1997 e recentemente confeccionou a decoração da Rua Coberta de Nova Petrópolis (inaugurada em julho de 2010) e parte do Natal da área central de Caxias, ressalta que pretende fazer um resgate dos costumes. “Pretendo inovar com formatos orgânicos, dar uma maior plástica aos desfiles”, argumenta o artista. Foi ele que introduziu, em 2004, os carros motorizados na Festa da Uva. “Antes, eram como esses de Flores da Cunha, puxados com tratores”, complementa.

Os desfiles da Fenavindima terão 15 alegorias. Os temas já foram definidos e têm como base o slogan da Festa – A Comida Colonial e a Alta Gastronomia no Maior Produtor de Vinhos do País. Além disso, sob o provérbio geral Se volemo ndar a vanti, tiremo tutti insieme (Se quisermos andar para frente, vamos trabalhar todos juntos), cada carro terá um provérbio individual. Segundo Fabiane Veadrigo, coordenadora da Comissão de Desfiles e rainha da edição de 2007 da Fenavindima, estão confirmadas a participação das seguintes comunidades e entidades: Travessão Carvalho, Mato Perso, São Gotardo, Nova Roma, Otávio Rocha, São Vitor, Santa Líbera, Alfredo Chaves, Móveis Florense, UCS/Icif, Câmara Setorial de Malhas do Centro Empresarial e CTG.

A Festa Nacional da Vindima terá quatro desfiles (dois noturnos e dois diurnos), que serão realizados nos dias 19 e 27 de fevereiro e 5 e 13 de março. Na 11ª edição da Festa, em 2007, um desfile noturno foi realizado. A proposta central é contar a evolução gastronômica do município, iniciando pelos imigrantes italianos que aqui chegaram e se alimentavam, por exemplo, de pinhão e pissacan (radicci do mato). Com o passar dos anos eles foram aprimorando suas técnicas com agricultura e cultivo de novos produtos, além de contar com a caça e a pesca, criando pratos típicos como o menarosto, até chegar à alta gastronomia. Confira fotos dos Carros alegóricos na foto em destaque e no final da página.


Segunda-feira governador recebe o convite
A comitiva da 12ª Festa Nacional da Vindima acelerou o ritmo para divulgar o evento que se inicia em 18 de fevereiro. Entre os dias 24 e 29 a rainha Elisa Giani Toigo e as princesas Duana Nesello e Ariane Schiavenin visitaram meios de comunicação de Porto Alegre, Caxias do Sul e Farroupilha. Na próxima terça-feira, dia 1º de fevereiro, as soberanas visitarão o comércio florense em busca de apoio.
A proposta é mobilizar os empresários do município para que decorem as vitrines dos estabelecimentos, semelhante ao promovido pelos organizadores da Festa da Uva, em Caxias do Sul – lá, o projeto Tirando o Pó incentiva comerciantes a resgatar acervos históricos, oferecendo aos visitantes o contato com antigos hábitos, produtos coloniais e derivados da uva. A presidente da 12ª Fenavindima, Cristiane Passarin, pretende fazer o pedido aos comerciantes para que ajudem a divulgar a Festa.

No dia 25, as soberanas, Cristiane e o Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores, Carlos Lisboa, visitaram, na Capital gaúcha, o grupo Band, a Rede Pampa, os jornais O Sul, Jornal do Comércio, Zero Hora e Correio do Povo e as rádios Gaúcha e Guaíba. No dia seguinte, na Serra, foi a vez das rádios Viva FM, Spaço FM, UCS e São Francisco e dos jornais Correio Riograndense e Pioneiro.

Ontem, quinta-feira, a comitiva apresentou o município, com representantes da Associação dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), para empresários e diretores da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih). A reunião seguida de almoço com vinhos e espumantes florenses foi realizada em Porto Alegre. Na segunda-feira, dia 31, a comitiva estará com o governador do Estado, Tarso Genro (PT), pela manhã. À tarde o grupo pretende visitar o presidente da Assembleia, Adão Villaverde (PT), e gabinetes de deputados da região. No dia 2 de fevereiro será a vez de as soberanas divulgarem a Festa para veículos de comunicação de Bento Gonçalves, Lajeado e Santa Cruz do Sul, entre outras cidades.

Programe-se

12ª Festa Nacional da Vindima
Data: 18 de fevereiro a 13 de março de 2011, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos.
Horários: nas sextas, das 14h às 22h; aos sábados e domingos, das 10h às 22h.
Ingressos: R$ 5, com direito a degustação de uvas ou suco e a assistir aos shows. Crianças até seis anos não pagam.
Informações: www.fenavindima.com.br


Gravação de VT é neste final de semana
O VT que vai divulgar a 12ª Festa Nacional da Vindima e que tem a tarefa de atrair visitantes de diversas regiões será gravado em Flores da Cunha neste final de semana. A rainha Elisa Giani Toigo e as princesas Ariane Schiavenin e Duana Nesello terão participação especial no filme, além de personagens que retratam o mote da Festa: Comida Colonial e Alta Gastronomia no Maior Produtor de Vinhos do Brasil.

As cenas serão gravadas em três locações. No sábado as filmagens serão externas em Otávio Rocha, na residência da Família Casa. Já no domingo o trabalho será realizado em dois locais: nos parreirais da Luiz Argenta Vinhos e Espumantes e nas instalações da Família Veadrigo, em São Roque.
A atmosfera de trabalho gira em torno de uma grande família italiana, unindo a paisagem natural da região com aspectos culturais da colônia. Após a gravação serão editadas cinco peças com duração e enfoque variados. A produção é da Candoo Comunicação e Branding com direção geral de Juliano Carpeggiani.



Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário