Geral

A caridade como missão

Há oito anos, o Brechó da Isa é uma das instituições florenses que auxilia o próximo

A vida de Elizabeth Bonadiman, 55 anos, natural de Casca e que há 37 anos escolheu Flores da Cunha para morar com seu esposo, Jandir Bonadiman, 65 anos, nunca foi fácil. Ela, vendedora autônoma. Ele, chefe de obra. 

Em 2011, Elizabeth, conhecida carinhosamente como Isa, sofreu dois AVCs (Acidente Vascular Cerebral). Com muita fé, conseguiu se recuperar e resolveu se dedicar ao próximo. “Minha missão de vida é a dedicação à caridade. Então, comecei o Brechó com o auxílio do meu esposo e algumas peças que haviam sido doadas, em frente a minha casa. Como ainda não estava totalmente recuperada, trabalhava sentada”, lembra.

Com a alta procura, o negócio foi ampliado. “Construímos um anexo simples atrás de nossa casa, com coberto de lona para receber o público e ter um espaço exclusivo do Brechó. Até 2018, o espaço permaneceu assim”, conta. Em 2019, com a ajuda da comunidade e empresas locais, a sede do Brechó Solidário teve a colocação de um coberto e o chão foi revestido com bloquetos de concreto.

As mudanças também trouxeram o apoio de voluntários. Atualmente, 20 pessoas se dedicam a instituição solidária. O Brechó ocorre sempre no segundo final de semana de cada mês. Abre na sexta-feira, das 15h às 19h, e ao sábado e domingo das 9h às 19h. Conforme o voluntário Júnior Port de Oliveira, 17 anos, que atua na parte da comunicação e divulgação, qualquer pessoa que se interessar pode doar ou comprar roupas, calçados e móveis. “São peças e utensílios de boa qualidade e com preços acessíveis. E com o dinheiro arrecadado compramos alimentos para as famílias carentes do munícipio”, diz. As roupas variam de R$ 5 a R$ 50. “Além disso, tem os calçados e móveis com preços variados. No momento temos disponível bicicleta, fogões a gás, churrasqueira a gás com espetos giratórios, cama, colchões, sofás”, elenca Oliveira. Alimentos também podem ser trocados por peças de roupas. “Nosso Brechó não tem a finalidade de obter lucros, e sim beneficiar, ajudar e fazer a caridade. Incrível a disposição de cada um em estender a mão. Sensibilizo-me em ver cada pessoa necessitada agradecer, emocionada, a ajuda do grupo. Me comove ao ver a luta de cada pessoa praticando gestos de amor. Isso não tem preço”, afirma.

Já as doações podem ser realizadas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. O Brechó fica localizado na Rua Frei Salvador, 608, bairro São José. O telefone para contato é o (54) 9.9650.8635.

Ações para a comunidade

Anualmente, o Brechó da Isa realiza duas grandes ações com as verbas arrecadadas e por meio de doações: a Páscoa, quando é realizada a entrega de doces e chocolates para crianças, e o Natal. “Até 2018, o Natal era feito na forma de distribuição de brinquedos e alimentos na casa de famílias mais carentes, com o apoio do caminhão da prefeitura municipal”, explica Isa. Naquele ano, foram distribuídos mais de uma tonelada de alimentos e 500 brinquedos. Já em 2019, além da comunidade receber os donativos em casa, o Brechó abriu suas portas para realizar uma festa solidária. “Teve brinquedos para as crianças, comida, muita alegria e o Papai Noel, é claro”, conta Oliveira.

 

Quem são os voluntários e o que pensam

“O Brechó para nós é um lugar de acolhimentos e de esperança para as famílias que passam dificuldades. É um lugar de amor e fé”.

Kryzya e Leandro Branco

 

 “É uma gratidão imensa poder ajudar o próximo. Não temos palavras para explicar o quão gratificante é”.

Adelino Morseli e Noeci Moraes Muhl

 

“Estamos no grupo por vermos situações que até então não conhecíamos. Jamais imaginamos que na nossa cidade existiam tantas pessoas necessitadas, com falta de alimento. Por isso, hoje a palavra que temos em mente é gratidão por poder fazer parte desse Brechó”.

Marlei e Cristina Pierezan

 

“Ajudar é gratificante. E quanto ao grupo, somos uma família, unidos pela causa de fazer caridade. O grupo faz acontecer”.

Adriana Dias

 

“O Brechó tem um significado imenso e solidário. Aqui pessoas e crianças são felizes, com aquele sorriso no rosto, que dinheiro nenhum paga. O Brechó para mim é alegria, união e amizade. Ele mudou a minha vida e colocou pessoas abençoadas no meu caminho”.

Elizangela Cors

Brechó da Isa. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário