A cada ano menos acidentes de trânsito
Ruas centrais ainda possuem mais incidência
Ao longo dos anos, o número de acidentes vem diminuindo em Flores da Cunha. Pontos que antes tinham bastante incidência, agora foram melhor sinalizados e reverteram o acréscimo de acidentes.
De acordo com os dados da Brigada Militar de Flores da Cunha, em 2014 foram registrados 240 acidentes nas ruas do município. Desde lá, os números vêm baixando. No ano seguinte, em 2015, foram 172, uma diminuição de 28%. 2016 manteve uma média próxima, 168 ocorrências, que em 2017 caíram para 112.
2018 teve uma alta e, pelo levantamento, foram registrados 138 acidentes. Mesmo com o aumento, o número foi 42,5% menor do que o registrado há quatro anos.
O ano de 2019 manteve a média e foram constatados pela Brigada Militar 121 acidentes. Já o ano de 2020 teve uma boa redução em relação ao ano anterior: 26%, quando foram registrados apenas 89 acidentes.
Mesmo com a diminuição no número total de acidentes, aqueles que resultaram em lesões corporais aumentaram. De 2017 em diante, 39% das ocorrências tiveram como consequências lesões corporais, frente a 29% nos três anos anteriores (2014 a 2016). O ano de 2018 foi o que mais registrou esse tipo de acidente, quando 65 acidentes (47%) ocasionaram lesões. No ano passado, esse número foi de 40%.
Um fato a ser comemorado é a ausência de mortes nos últimos três anos nas ruas de atuação da Brigada Militar. O capitão da BM de Flores da Cunha, Daniel Tonatto, informa que esses acidentes de trânsito se referem às estatísticas em que a BM é comunicada pela comunidade e realiza o atendimento com o registro da ocorrência. Portanto, nessas estatísticas não estão acrescidos aqueles acidentes automobilísticos registrados na Delegacia de Polícia e, inclusive, aqueles que fazem parte da cifra oculta – quando não há registro.
Mas Tonatto enfatiza que os números podem ser comemorados. “Apesar do aumento significativo da frota de veículos anualmente na cidade, nota-se que a quantidade de acidentes automobilísticos diminuíram. Dentre os fatores que contribuíram para isso, estão a melhoria da sinalização vertical e horizontal e o investimento estrutural viário com implantação de semáforos e fiscalização”, destaca. O capitão ainda ressalta que a população está mais consciente a respeito das regras de trânsito. Atualmente, a frota de veículos de Flores da Cunha é de 25.200, conforme estatísticas do Detran-RS.
Ruas
Avenida 25 de Julho, Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, Frei Eugênio, Dr. Montaury e Heitor Curra são as ruas que em 2020 tiveram mais registros de ocorrências. Já em cruzamentos, Borges de Medeiros com Dr. Montaury e Rua Júlio de Castilhos com Frei Eugênio, foram onde ocorreram mais acidentes, mesmo com semáforos no local. Rua da Paz com Maria Dal Conte e Frei Eugênio com Heitor Curra também registraram acidentes.
0 Comentários