Geral

A arte que gera projetos criativos

O artista florense Giovani Betanin utiliza materiais diferenciados para apresentar seu trabalho

“Quem tem vontade, consegue chegar aonde quer”. A afirmação de Giovani Betanin é a tradução da sua própria trajetória. Artista autodidata. Criativo e curioso. Idealista e sonhador. Ele não se denomina nenhuma destas características, mas deixa transparecer fácil nas palavras de empolgação e evidente brilho nos olhos.

Há cerca de um ano, Giovani, 33 anos, desenvolve projetos criativos com base de isopor, revestimento de fibra de vidro, espuma expansiva, metal e madeira, além dos acabamentos com tinta esmalte. Tudo começou com a ideia de presentear a filha Giulia, de dois anos e meio, com uma casinha para brincar. “Pensei em tudo o que ela gostava e ela me ajudou a escolher os detalhes”, conta. 

Giovani acabou vendo no projeto uma oportunidade de desenvolver um trabalho totalmente diferente. Foi então que nasceu a Giovaninha Artes com Fibra para atender encomendas de um público o qual não abrangia anteriormente. Ele é sócio do seu pai, Gilberto, no trabalho de divisórias e revestimentos para portas, mas defende a expansão dos negócios através da arte. “Nunca imaginei fazer esse trabalho. Mas a ideia é realizar o que se gosta para, como dizem, não precisar mais trabalhar na vida”, enfatiza. 

O primeiro desafio

Após o sucesso da casinha em tronco de árvore com chapéu de bruxa construída para a filha, há sete meses Giovani vem trabalhando em um grande projeto. É uma réplica estilizada de um navio da imigração italiana, encomendada para fazer parte das atrações da propriedade de Fernandes Muraro, integrante do Roteiro Compassos da Mérica Mérica. O navio, que tem como base ondas do mar e peixes, terá no total seis metros de altura, 11 metros de comprimento e cinco metros de largura. 

O playground em forma de navio contará com escorregador, tobogã, muro para escalada, piscina de bolinhas e deck para fazer fotos. “O projeto foi pensado para contar a história da imigração de forma lúdica e divertir as crianças que visitam a propriedade, mas será também para adultos”, destaca. A previsão é que a estrutura seja transportada no dia 10 de março, com dois caminhões, até a propriedade situada na comunidade Nossa Senhora do Carmo. Todo o trajeto e instalação serão registrados em filmagens através de um drone.

Outro projeto que foi executado por Giovani foi a Fonte do Vinho, uma das atrações da Mostra Flores. “A ideia é que cada trabalho consiga representar sentimentos e divertir as pessoas”, frisa. Giovani também está desenvolvendo painéis para escolinhas infantis e projetos particulares, tudo sob encomenda. É um trabalho “louco”, como ele diz, que nasce de um desejo e cresce aos poucos até se tornar concreto. “Ver os projetos tomando forma não é somente uma realização profissional, mas é a superação de um desafio pessoal”, confidencia.

 

Giovani Betanin mostra os últimos detalhes de pintura da réplica do navio da imigração italiana.  - Larissa Verdi/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário