Geral

4º Fórum Estadual de Energia Solar é lançado oficialmente durante a Mercopar 2023

Evento ocorrerá no dia 08 de maio de 2024, na Universidade de Caxias do Sul, e contará com palestras, expositores e networking

Líder na geração fotovoltaica no Rio Grande do Sul, a cidade de Caxias do Sul – eleita a capital gaúcha da energia solar – sediará, no próximo ano, o 4º Fórum Estadual de Energia Solar. O lançamento oficial do Fórum ocorreu na última sexta-feira (20), no espaço de conexão e convivência da Sicredi Pioneira na Mercopar e contou com a participação da comissão organizadora, de entidades parceiras e convidados. O momento foi marcado também com a assinatura do Programa de Desenvolvimento de Integradores 2023 (PDI), do qual o Fórum faz parte como uma das ações de qualificação. A iniciativa, desenvolvida pela Sicredi Pioneira RS, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), consiste em promover a profissionalização de fornecedores e parceiros, com avaliações técnicas de projetos solares executados, orientações sobre gestão e acesso a plataformas de crédito.

A 4ª edição do Fórum Estadual de Energia Solar, que tem por objetivo fomentar o diálogo sobre o avanço da energia solar no Rio Grande do Sul e no Brasil, com propostas que apontam para questões sobre qualificação do setor e tendências para novos negócios e inovações, ocorrerá no dia 08 de maio de 2024, na Universidade de Caxias do Sul. Com expectativa de mais de 600 participantes, o evento contemplará 12 horas de imersão entre palestras, apresentações de cases, além de espaço para networking, com estandes de patrocinadores, visando desenvolver os empresários do setor e promover novos negócios com credibilidade, segurança e melhor gestão de tecnologias do segmento.

O evento de lançamento contou com a participação da Pró-Reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin, do Diretor Executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stahl, do Diretor Técnico do Sebrae RS, Ayrton Pinto Ramos, além do Coordenador do Fórum, Professor Tiago Cassol Severo, que destacou que a programação da próxima edição está sendo desenvolvida com o intuito de difundir conhecimento sobre o setor de energia solar, com palestras e trocas de experiências. “O setor de energia solar é um mercado de intensa competição, com a crescente inserção de novas tecnologias que precisam ser aprofundadas. Não existiam atividades de formação no segmento solar no estado, por esse motivo o Fórum de energia solar nasceu. Assim, a próxima edição trará um modelo diversificado, com 12 horas de atividades com especialistas de todo o Brasil, que trarão conhecimento e oportunidades.

O 4º Fórum Estadual de Energia Solar é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), SEBRAE, Sicredi, Universidade de Caxias do Sul (UCS), com apoio do Instituto SENAI de Tecnologia, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e SIMMME.

 

Solon Stahl (Diretor Executivo da Sicredi Pioneira), Neide Pessin (Pró-Reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS), Julia Cornelli (Assessora de Energia Solar Sicredi Pioneira RS), Tiago Cassol Severo (Coordenador do Fórum e professor da UCS),  Ayrton Pinto Ramos (Diretor Técnico do Sebrae RS), Aldoir Bolzan De Morais (Gestor de projetos Sebrae RS) e Fabiano Dallacorte (Coordenador Estadual de Indústria e Energia no Sebrae RS). - Mauro Stoffel/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário