Geral

2022: “O primeiro ano ‘de verdade’ da nossa gestão”

Prefeito César Ulian avalia seu mandato e prospecta os próximos passos da administração municipal

Após dois anos à frente da administração municipal, o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, em entrevista exclusiva ao Jornal O Florense, demonstra satisfação com seu mandato, mesmo em um período pandêmico, e prevê grandes avanços no município, nos próximos dois anos. O maior destaque vai para a educação, com prêmios e a construção do Núcleo de Extensão Escolar; no desenvolvimento econômico, com diversos projetos e a Sala do Empreendedor; no planejamento, com a obra da Avenida; e no trânsito, com o sistema binário. Na segurança, a implantação da Guarda Municipal será a novidade para 2023 e, em 2024, no centenário de emancipação política de Flores da Cunha, uma Fenavindima especial e diversas atividades já estão sendo programadas. Confira, abaixo, a entrevista completa:

O Florense: Quais foram as principais realizações da administração municipal em 2022? Foi um ano que atendeu às expectativas?
César Ulian: Podemos classificar 2022 como o ano da retomada, o primeiro ano ‘de verdade’ da nossa gestão. Em 2021 tivemos um cenário de pandemia, restrições, dificuldades e de início também, porque isso tudo temos que levar em consideração. Conseguimos fazer muitas entregas. Tivemos a questão do tempo que acabou atrasando um pouco, principalmente as obras físicas, como pavimentações, mas, mesmo assim, consideramos um ano que superou muito as expectativas. Embora não tenhamos conseguido entregar algumas obras, elas já estão pagas, temos todo o recurso aportado e isso também nos dá certeza de que o ano de 2022 foi um ano muito especial. 
Uma das bandeiras que levantamos é a educação. O fato de termos conseguido equiparar todas as escolas com tecnologia, notebooks, datashows, material pedagógico, biblioteca renovada, salas maker equipadas, nos dá uma alegria muito grande. Em paralelo a isso, o início da obra do Núcleo de Extensão Escolar atende a uma demanda da comunidade para atividades no contraturno. Vem também para otimizar os dois espaços esportivos que temos e estavam um pouco ociosos. A conclusão dessa obra será um grande divisor de águas dentro da educação. O núcleo de inovação e tecnologia, que pretendemos implementar, também nos deixa com orgulho entre as entregas que estamos fazendo. A ampliação do Posto de Saúde também vai ser um grande diferencial na qualidade dos serviços prestados. Vamos poder priorizar os atendimentos, com uma ênfase maior no atendimento da mulher e da criança. No próprio Previne Brasil, saímos de uma nota na casa dos 6 para uma nota de 9,7, a maior avaliação de toda a Coordenadoria Regional, e isso também mostra que o trabalho está sendo desenvolvido com muita qualidade. 

OF: Este foi o primeiro ano de ‘volta à normalidade’ após o período pandêmico, quando assumiu a gestão do município. Quais os principais aprendizados desse período? Como avalia, atualmente, a saúde de Flores da Cunha? 
Ulian: O primeiro ano, por mais que tenha sido muito difícil, possibilitou nos estruturarmos e planejarmos melhor 2022. Avaliamos que 2021 foi de aprendizado e preparação para 2022. Já estamos na segunda metade da nossa gestão e, com certeza, muito mais preparados, com uma visão muito mais ampla em cima de tudo que acontece dentro do município. Tivemos uma dificuldade muito grande com os médicos. Vários acabaram saindo e perdemos os dos programas federais. Retomamos com mais dois médicos do programa federal e isso também vai nos dar um alívio, porque estávamos com uma sobrecarga em cima dos profissionais. Então a gente vem avaliando e continua implementando projetos dentro das UBSs e enxergamos gradativas evoluções que irão culminar com a ampliação da Unidade de Saúde, um ápice bem significativo para a saúde de Flores da Cunha.

OF: Os programas ‘Flores + Renda’ e ‘Flores + Empreendedora’ estiveram em evidência com o 1º Mutirão de Empregos e os serviços disponibilizados pela Sala do Empreendedor. O que deve ser feito para que esses setores sigam em ascensão nos próximos anos? 
Ulian: A própria secretaria acabou mudando de nome, mas não só no escrito, ela mudou também o enfoque, de enxergar mais a indústria, o turismo e o comércio como desenvolvimento econômico para o município. Acreditamos e estamos investindo muito em aproximar, cada vez mais, o poder público das fontes de receita, para que a gente possa oferecer subsídios, estrutura, treinamento, capacitação, melhoramento da mão de obra para que, de fato, também tenhamos esse retorno depois e possamos devolver em investimentos para a nossa comunidade. 
Os méritos não são apenas do poder público, mas da comunidade como um todo. É uma soma de fatores que vai contribuir para que o resultado seja esse que estamos vendo: com premiações e destaques. A Sala do Empreendedor (que era uma proposta de governo) está aí, com eficiência, ganhando destaques regionais pelas premiações e, em poucos meses, partindo para a certificação bronze e depois, no ano seguinte, direto para a diamante. Isso é muito gratificante. Nos enche de orgulho ver um trabalho que está dando resultado para a comunidade e que as pessoas estão vindo buscar. Esse é o nosso principal objetivo. 

OF: Outro segmento que vem ganhando espaço é o turismo, sobretudo por meio da criação de roteiros e dos já tradicionais tapetes de Corpus Christi. O que deve ser feito para estimular o desenvolvimento desta área durante o ano todo? 
Ulian: A gente vem fazendo um trabalho com os encontros do trade turístico para, aos poucos, ir mostrando aos empreendedores que eles podem olhar para o turismo como desenvolvimento econômico, enxergar o potencial econômico que se tem. O turismo está batendo na nossa porta, mas, precisamos ter muita prudência, se organizar, se estruturar para receber os visitantes. Estamos tendo um novo empreendimento hoteleiro que vai potencializar muito esse segmento, porque temos condições plenas de levar o turista aos atrativos que temos e fazer com que permaneça no município por mais de um dia. Vimos, nesse último ano, a evolução, as vinícolas se preparando, tendo espaços para o turista, e isso vem se mostrando um diferencial bem positivo. 

OF: A criação do Sistema Inteligente de Segurança (SIS) promovendo a atuação conjunta da segurança pública e privada, ampliando câmeras de vigilância em tempo real, foi uma das propostas da segurança previstas em sua campanha. Nestes dois anos, que avanços ocorreram no segmento? Após o concurso público para Guarda Civil Municipal, o que está sendo feito e o que falta para esse serviço iniciar no município?
Ulian: Já havia uma movimentação para isso, porém, buscamos estruturar, porque o cercamento eletrônico são câmeras monitoradas e, em conversa com a Brigada Militar, vimos o quão difícil seria para eles fazer o monitoramento com o quadro efetivo que eles têm. O incremento de sete profissionais veio para o patrulhamento e não teria condições de monitorar, então estruturamos a Secretaria de Segurança Pública, para que se pudesse estar, em um segundo momento, fazendo o concurso e criando a Guarda Municipal. Agora estamos seguindo o passo a passo e acreditamos que até o final de 2023 estejamos com o cercamento eletrônico acontecendo, o monitoramento funcionando através da Guarda Municipal e, aí sim, a gente pode oferecer mais segurança para a nossa comunidade. Os guardas vão auxiliar nas escolas, no controle do trânsito, nos estacionamentos, eles vão estar assessorando a Brigada Militar dentro da parte do trânsito também, principalmente dentro do perímetro do município. Vamos adquirir uma viatura, providenciar a identificação de segurança, uma pessoa fardada, tudo isso transmite uma sensação de segurança; o fato de ter uma viatura passando pelo interior, pelos distritos, pelas comunidades e mais de 250 câmeras dentro do projeto, espalhadas pelo município, tudo isso vai trazer uma grande segurança para os nossos munícipes. Ao mesmo tempo em que alguns ficam no monitoramento, outros estão fazendo patrulhamento pelo perímetro do município, como um todo. A expectativa é de que em novembro já se tenha a Guarda operando. 

OF: 2022 foi um ano marcado por reparos em asfaltos e tubulações. O que está previsto para este ano no que diz respeito a essas obras? 
Ulian: A prioridade e a orientação são para que as obras sejam feitas com qualidade. Mais de 6 mil metros de tubulação foram trocados no perímetro central. É um número bem significativo, são obras que não aparecem muito, que geram transtorno e que depois se esquece muito rápido, mas são obras que resolvemos enfrentar e resolver os problemas. Choveu bastante esse ano e, por conta disso, podem ter aparecido mais problemas de drenagem ao longo das vias. Temos mais quatro pontos mapeados para serem abertos no município e, pelo menos, três obras de pavimentação asfáltica no interior – Medianeira, São Paulino e São Martinho –  obras bem significativas para as comunidades, que têm segurança financeira garantida por 2022 e que vamos entregar em breve. 

OF: Em relação ao projeto de revitalização da Avenida: no fim do ano passado foi entregue o projeto executivo. Para quando está previsto o início das obras, efetivamente? 
Ulian: Fizemos o concurso nacional para eleger o melhor projeto da Avenida e não temos dúvidas de que está um projeto bem diferenciado, que vai ser um cartão postal para Flores da Cunha. Agora começa a parte de detalhamento, urbanística, mobilidade, drenagem. Não é só a parte arquitetônica e de embelezamento. Estamos concluindo o projeto, finalizando o orçamento e fazendo as avaliações para ver de que forma vamos conseguir contemplar, se vai ser todo o trecho 1 (que vai do pórtico sul até a rotatória da Rua São José) de uma vez só, ou se vamos ter que dividir em duas partes. Também estamos tendo conversas com instituições bancárias para, talvez, buscar parceiros para financiamento. Para o final de março gostaríamos de ter a licitação concluída. A obra, por contemplar drenagem, necessariamente tem que iniciar de baixo para cima. A avenida será preparada para ser um grande centro de convivência das pessoas, um ponto de integração com vários equipamentos, como quadra esportiva, academia ao ar livre, parque infantil, espelho d’água, pista de caminhada, ciclovia integrada, tudo para que a comunidade possa ver isso como um grande parque linear, onde possam se encontrar, conviver, fazer exercícios, eventos de proporção média. Gostaríamos de entregar essa obra para o aniversário do município, em 2024. Vai ser um presente para a comunidade. 

OF: Como avalia o envolvimento da comunidade florense na primeira metade de seu mandato? 
Ulian: Sabemos que a comunidade de Flores é bastante exigente, mas, estamos com várias frentes iniciadas e no momento em que conseguirmos fazer essas entregas para a comunidade vai ser um grande ganho para a nossa população. Como o próprio sistema binário de trânsito, que está chegando. Por mais que em um primeiro momento gere um pouco de desconforto, porque precisa de adaptação, vai trazer uma fluidez muito maior para o trânsito. A Avenida vai ser um grande divisor também. 
Com o melhoramento das drenagens vemos a população agradecendo muito. Estamos com o início da obra do Centro de Convivência, que tem um olhar muito especial para o idoso e é uma demanda muito antiga. A comunidade está muito feliz por ver essa obra saindo do papel. A Casa de Cultura, uma demanda que veio da Conferência de Cultura, é uma necessidade do município em ter um espaço para as escolas se apresentarem, para as oficinas acontecerem, para associações, como a Apac, poderem ter um espaço para fazer suas apresentações, está saindo do papel. Essa parte do teatro é onde, de fato, a comunidade vai poder aproveitar. A UBS, o Núcleo de Extensão Escolar, tudo isso está tendo um respaldo muito positivo e vemos as pessoas muito felizes com as iniciativas, então acreditamos que estamos fazendo um bom trabalho. Avaliamos como muito positivas as devolutivas que a gente vem tendo da nossa comunidade. 

OF: Quais as prospecções para os próximos dois anos de governo?  
Ulian: O ano de 2023 sofre um pouco os impactos da pandemia, porque os cálculos dos índices são feitos dois anos antes, então podemos sofrer um pouquinho no impacto orçamentário. Isso nos deixa mais atentos diante da instabilidade econômica que estamos vivendo. O ano de 2023 é bastante desafiador na parte econômica e precisamos ser prudentes, mas ele também é um ano em que precisamos trabalhar bastante. Temos bastante entregas previstas. Então tanto 2023 quanto 2024 serão anos de mais entregas para a comunidade, em cima do que a gente começou em 2021, 2022, e do que a gente conseguir acelerar em 2023 para ser complementado e conseguir fechar o nosso mandato em 2024, no centenário do município, com Fenavindima e muitas festividades para celebrar.         

Prefeito César Ulian adianta realizações que marcarão os 100 anos do município, em 2024. - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário