Geral

“Ser pai é uma alegria sem fim”

Conheça o superpai Artêmio Lavinski, que irá comemorar ao lado do filho a data do próximo domingo com um churrasco

Um amor que se define incondicional, como o nome já diz, não impõe condições. Ele é paciente e supera qualquer obstáculo. Essa é uma boa definição para contar a história de um pai e de um filho muito especiais.

Artêmio Lavinski, 54 anos, tem a guarda de Willian Guedes Lavinski, 15 anos, desde que o menino tinha dois anos de idade. Mesmo sabendo que o filho precisaria de cuidados especiais, o pai o criou sozinho, superando obstáculos e não medindo esforços para vê-lo feliz. Artêmio optou por trabalhar de forma autônoma, como cuidador de chácaras, para poder ter mais tempo com filho. “Ele nunca deu trabalho, e mesmo que desse, eu faria com muito gosto. Ser pai é uma alegria sem fim”, frisa.

Artêmio é natural de Erechim, no Norte do Estado, e mora em Flores da Cunha há quase 20 anos. Ele afirma que apesar de seus irmãos estarem longe, sua família está aqui. “O Willian é tudo de mais valioso que tenho, e ele adora a escola e os amigos que temos”, conta, destacando o trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), escola que Willian frequenta desde pequeno.

Assim como todos os pais, Artêmio acompanhou cada fase do filho, cada nova descoberta e cada evolução, cheio de orgulho. Sempre fazendo seu papel de pai – e o de mãe também. “É uma alegria ter meu filho, somos companheiros sempre. Nos divertimos juntos e temos certeza que sempre poderemos contar um com o outro”, enfatiza.

Willian é um menino alegre, inteligente e muito carinhoso com o pai. Durante a entrevista ao Jornal O Florense, ele não desgrudou de Artêmio, demonstrando o afeto que têm um pelo outro. “Domingo faremos um churrasco para comemorar o Dia dos Pais, que é minha maior alegria”, conta o pai.

Por todas as dificuldades de criar o filho, sem deixar faltar principalmente amor e atenção, Artêmio pode ser chamado de Super Pai. É aquele que integra o seleto grupo que cumpre seu papel com dedicação diária e muito orgulho. “Faria tudo de novo se fosse preciso. Hoje temos nossa vida, nossa casa e nossa rotina, eu cuido dele, mas ele cuida muito de mim também”, elogia.

Apae de Flores da Cunha e Nova Pádua faz todos os anos homenagens em datas comemorativas. E para festejar o Dia dos Pais, em 2016 as turmas confeccionaram medalhas com tecido e lantejoulas para os Super Pais. Na quinta-feira, dia 11, teve gincana de pais e filhos e homenagens com cartões e música. “É uma forma de agradecer um pouquinho o que esses superpais fazem todos os dias por cada filho”, destaca a diretora da Apae, Maria Branchini da Silva.

 

Artêmio destaque que o filho Willian é um menino alegre, inteligente e muito carinhoso. - Larissa Verdi/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image

    O Artêmio é um exemplo de pai e de ser humano, pois não mede esforços para cuidar do seu filho e de trabalhar. Pessoas assim é que fazem a diferença no mundo. Eu sempre o admirei muito, pelo amor inconstitucional que ele tem pelo seu filho e o William com o pai.



    Comentário editado pela redação.

Deixe o Seu Comentário