Geral

“Se estamos descontentes com a política o momento é agora”

Candidato a deputado estadual pelo PSB, ex-prefeito de Flores da Cunha Ernani Heberle prega a renovação com experiência e ética

Ele até pensou em desistir devido às limitações financeiras e à estrutura que precisa ser criada para uma campanha eleitoral. Mas o apoio recebido da família e amigos, além dos companheiros de partido, o fizeram manter o projeto de concorrer a uma das 51 cadeiras da Assembleia Legislativa gaúcha nas eleições gerais de outubro deste ano. O ex-prefeito de Flores da Cunha Ernani Heberle (PSB) definiu onde será seu comitê e pretende fazer quatro grandes lançamentos da candidatura entre agosto e setembro nos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha, na Serra, e em São José do Ouro e Palmeira das Missões, na região Norte.

Heberle conta que recebeu apoio dos correligionários de Farroupilha, principalmente do diretor do Hospital São Carlos, Vandré Fardin, que desistiu de concorrer ao parlamento estadual e manifestou apoio a Heberle. “Em Farroupilha o PSB tem dois vereadores e o vice-prefeito, está bem. Aqui na Serra e em outras regiões acompanharei o deputado federal José Stédile (PSB), que tenta a reeleição”, informa o ex-prefeito.

Na Serra a base será em Flores da Cunha – o comitê fica na Rua Dr. Montaury, 526, no Centro, e ainda não está estruturado. Na proporcional o PSB está coligado com o PPS do deputado Paulo Odone – os socialistas têm 56 candidatos no Estado e, atualmente, três cadeiras na Assembleia: Catarina Paladini, Heitor Schuch (vai a federal) e Miki Breier. Heberle concorre com o número 40.789 e estima que sejam necessários 30 mil votos para se eleger. “Com 25 mil votos começo a ter chance”, projeta.

Conforme explica, na maioria das cidades pelas quais passou o PSB é um partido novo, o que garante uma chance de renovação. “Minha estratégia tem foco em Palmeira das Missões, São José do Ouro, Marau, Caxias do Sul e Flores da Cunha. Por ter trabalhado no Banco do Brasil e ser torcedor da SER Caxias, também acredito no potencial desses segmentos para conseguir votos”, prevê Heberle.

O ex-prefeito florense acredita que a campanha eleitoral tem cenário desfavorável para a classe política devido ao descrédito da população. “Eu vejo como oportunidade porque prego a renovação com experiência e ética. É preciso mudar o atual quadro político. Se estamos descontentes com a política o momento é agora. É a sociedade quem deve fazer essa avaliação. Por isso coloco meu nome para participar desse debate”, discursa.

Citando temas macro, Heberle opina que a Assembleia tem sido omissa em tratar temas relevantes do Estado. “A reforma administrativa, a modernização e o fortalecimento do Rio Grande do Sul são fundamentais para que haja prestação de serviços e infraestrutura. É essencial recuperar o Estado com a integração de políticas nas áreas social, educacional e de segurança”, planeja. Para ele, sistemas de informação integrados entre municípios, Estado e governo federal, ligados a órgãos de controle, seriam excelentes ferramentas para aprimorar o setor público. “Também olho as questões com foco administrativo e técnico, não só político. O setor público é a bola da vez, precisa ser repensado”, frisa, repetindo uma frase que proferia enquanto prefeito.

O Trem Regional, a duplicação da ERS-122, a continuação da Rodovia do Parque (até Portão), a interligação asfáltica entre municípios, um novo Pacto Federativo (repartição dos tributos) e a defesa do setor produtivo (principalmente o vitivinícola) são outras pautas que são defendidas pelo candidato. “Sinto-me preparado, não sou um aventureiro. Tenho objetivos”, resume Heberle.


Candidaturas podem ser conferidas na internet

Informações sobre as candidaturas registradas para as eleições deste ano podem ser encontradas no Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014), no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet. O acesso pode ser feito com apenas alguns cliques (confira aqui)

Na aba superior do site o usuário deve clicar no ícone ‘Eleições’, depois em ‘Eleições 2014’ e ‘DivulgaCand’. Na página principal do sistema o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas e também por cargo (presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual). No mapa do Brasil é possível filtrar a pesquisa clicando no Estado e depois no cargo desejado. Após isso, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no Estado.

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia, nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site, limite de gasto na campanha, declaração de bens e certidões.

Ernani concorre a uma das 51 vagas da Assembleia gaúcha. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário