Geral

‘Par parlar talian’ – Para falar talian

Aulas sobre a língua estão sendo ministradas nas escolas de Flores da Cunha

Adesso parlemo Talian! Assim começou a aula dos alunos do 4º ano da Escola 1º de Maio, e de outras 17 escolas da rede municipal, estadual e particular na última semana. São as oficinas do projeto ‘Talian – Perspectivas e ações‘, ministradas pelo difusor do talian Alex Eberle. A iniciativa é das secretarias de Educação, Cultura e Desporto e Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores da Cunha, e busca estabelecer noções básicas e reconhecimento linguístico.

Por uma lei de autoria do vereador Jorge Luiz Rizzon de Godoy (PP), a partir de maio de 2015, o talian tornou-se o segundo idioma oficial de Flores da Cunha. A língua é considerada Referência Cultural Brasileira e hoje faz parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística. Portanto, o talian não é mais considerado dialeto, mas sim, língua. “Este projeto é interessante, pois dá a oportunidade para as crianças conhecerem mais sobre nossa cultura”, frisa Alex. As aulas são quinzenais e seguem até junho.

Difusão
O talian é a segunda língua mais falada no Brasil – cerca de 1 milhão de descendentes de imigrantes italianos o reconhecem e muitos mantêm a tradição. Alex é um estudioso e difusor do talian. Ele participa todos os domingos do programa ‘Párla Talian’, na Rádio Solaris 89.7 FM, junto a outros mantenedores da cultura: Maurício Pauletti, Ivo Gasparin e Filipe Brogliato. O programa vai ao ar das 8h30min às 11h.


Escola 1º de Maio é uma das instituições que ensinam o Talian. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário