Geral

"O que deve estar aberto é o coração”, afirma padre Mário Pasqual

Padre Mário Pasqual fala sobre a vivência da fé durante o distanciamento social

A suspensão de atividades religiosas nas igrejas e capelas como forma de evitar a aglomeração de pessoas tem exigido novos meios de vivenciar a fé. A recomendação da Diocese de Caxias do Sul é que os fiéis permaneçam em casa e acompanhem os momentos de oração oferecidos pelas paróquias e pela mídia em geral através da internet, do rádio e da televisão. “Se a igreja está fechada, o que deve estar aberto é o coração de cada um”, reflete o pároco da Paróquia Santo Antônio de Nova Pádua, padre Mário Pasqual.

Ele cita as transmissões da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes como sugestão para quem quer se manter conectado com sua fé. “Muitas igrejas estão se valendo da transmissão pelo rádio ou pelo Facebook para que as pessoas tenham um acompanhamento. Diferentes canais de televisão também transmitem missas”.
Apesar de a Paróquia Santo Antônio não estar realizando transmissões, o padre salienta que os fiéis podem entrar em contato via telefone com a secretaria paroquial sempre que desejarem uma orientação ou palavra de conforto.

Para o religioso, a reclusão imposta pela pandemia do novo coronavírus pode ser encarada como oportunidade para estreitar laços familiares e para exercitar o autoconhecimento. “Aproveitar o tempo com os filhos, o convívio familiar. Também temos tanta coisa para ler, que pode ser uma boa chance”, sugere o padre. “Por meio da tecnologia, as pessoas estão se ouvindo e se enxergando. Muitas famílias se encontram desta maneira. Uma forma de buscar o convívio, afinal somos pessoas humanas”, complementa.

Para Pasqual, o distanciamento social é, ainda, momento de buscar a fraternidade e de entreajuda neste momento inédito para todos. “Vamos confiar, seguir a Deus. Se a gente olhar na história da Igreja, em muitos momentos a humanidade passou por momentos difíceis. E foram tantos que trabalharam em favor dos doentes, como São Roque e São Luiz Gonzaga, por exemplo. A devoção a Nossa Senhora da Saúde é um agradecimento por ter afastado a doença da peste. Além da confiança na ciência, vamos confiar também em Deus”, conclui o pároco.

Igreja aberta nos horários de missas
Com a liberação da abertura das igrejas e oratórios católicos para momento de oração pessoal desde a última quarta-feira, dia 22, a Igreja Santo Antônio permanecerá aberta para os fiéis nos horários em que tradicionalmente seriam celebradas as missas: aos sábados, das 17h às 18h30min, e aos domingos, das 8h30min às 10h.
Conforme comunicado da Diocese de Caxias do Sul, os templos e oratórios que forem reabertos ao público deverão seguir, com o máximo cuidado, as normas de assepsia para fins de prevenção à transmissão da covid-19. Entre as medidas estão a disponibilização de álcool em gel 70% na entrada dos templos, a observação de uma distância mínima de dois metros entre os fiéis, com sinalização nos bancos e demais assentos, e a higienização constante dos bancos e demais ambientes com álcool em gel, água sanitária e outros produtos afins.

Na próxima semana serão emitidas orientações específicas sobre a retomada gradual das missas com presença de público, catequese e demais atividades pastorais.

Padre Mário Pasqual - Foto Cátia Tonello/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário