Geral

“Mutirão pela Vida de quem tem fome”, será o tema da campanha de Corpus Christi

Ação que envolve todo o Rio Grande do Sul foi lançada na Diocese de Caxias do Sul

A Solenidade de Corpus Christi, marcada neste ano de 2021 para o dia 03 de junho, traz em sua essência a solidariedade. Primeiro, recorda que Cristo se fez solidário com a humanidade ao doar sua vida na cruz e deixar ao mundo o memorial perene da Eucaristia, que é atualizado em cada Missa. E o segundo aspecto é de caridade para com os que mais sofrem. Neste sentido, todas as 18 dioceses do Rio Grande do Sul irão participar do “Mutirão pela Vida de quem tem fome”, na qual os fiéis poderão doar alimentos não perecíveis nas paróquias e comunidades, de 25 de maio a 03 de junho.

O lançamento da campanha, na Diocese de Caxias do Sul, aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 14, durante o encontro do bispo, dom José Gislon, com a imprensa local, em comemoração ao 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na oportunidade, o coordenador diocesano de Pastoral, padre Paulo César Nodari, explicou sobre a articulação que está sendo realizada com as 74 paróquias dos 32 municípios atendidos pela Igreja de Caxias do Sul. Além disso, um levantamento será feito para dar transparência ao montante de alimentos arrecadados e a sua destinação.

Desta forma, de 25 de maio até 3 de junho, as secretarias paroquiais e as comunidades irão receber os alimentos, sendo que a Solenidade de Corpus Christi será a culminância da coleta, uma vez que a orientação é que sejam celebradas missas em diversos horários para que não haja aglomeração de pessoas. Não serão realizadas procissões e nem confeccionados os tradicionais tapetes de serragem, no entanto, às 15h, toda a Diocese fará um momento comum de adoração ao Santíssimo Sacramento, isto é, a Eucaristia, às 15h. A intenção principal da oração será pelo fim da pandemia, bem como pelos desempregados e por todos os que sofrem dos males da Covid-19.

O bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, convida os fiéis a participarem da ação, tendo por modelo o próprio Jesus que, com generosidade, doou sua vida na cruz por toda a humanidade. “Tendo presente o Cristo Jesus que deu a vida na cruz para que tivéssemos vida em abundância, convido você a fazer um gesto de caridade, para cuidarmos da vida daqueles que estão passando fome. Creio que é um gesto bonito que podemos fazer”, salienta.

Em Flores da Cunha

Neste ano em que a pandemia continua, a celebração de Corpus Christi de Flores da Cunha contará novamente com a confecção de um tapete solidário através de doações de alimentos. A ideia surgiu ainda no ano passado, quando as restrições devido à Covid-19 surgiram e os famosos tapetes de serragem não puderam ser confeccionados como de costume.

“Como estávamos em uma situação muito complicada, percebemos que algumas famílias estavam com dificuldades financeiras e, então, surgiu a ideia de criar um tapete solidário com o objetivo de juntos, comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e a sociedade florense formar comunhão e ajudar as pessoas necessitadas”, conta o pároco de Flores da Cunha, frei Edson Cecchin.

O primeiro tapete solidário de Corpus Christi foi realizado em 2020 e, devido à ótima aceitação que teve, o frei argumenta que “veio para ficar”. Quem quiser ajudar, pode doar alimentos

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário