Expressões

Um universo cheio de imaginação

Morgana Salvador se dedica, há 3 anos, a incentivar a leitura de livros para os pequenos

Dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a literatura infantil e homenageia o escritor Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882. Monteiro é o autor de clássicos como Sítio do Pica-Pau Amarelo, O Saci, Fábulas de Narizinho, Caçadas de Hans Staden e Viagem ao Céu. O incentivo à leitura é um desafio para os pais, responsáveis, editoras, escolas e profissionais que trabalham com o universo lúdico da criançada, como é o caso da servidora pública da Escola Cívico Militar Tancredo de Almeida Neves, Morgana Salvador, de 39 anos.
Há 3 anos a bibliotecária se dedica a incentivar a leitura e a imaginação dos pequenos por meio da contação de histórias, realizada dentro da escola.  De acordo com ela, a ação é um critério exigido em todas as escolas pela Secretaria da Educação do município, mas a maneira como é conduzida fica a critério do auxiliar de biblioteca.  Nesta atividade são contemplados os alunos dos anos iniciais, na qual o profissional pode estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, fazendo com que a criança se identifique com a situação narrada, desenvolvendo meios para lidar com suas emoções e estimular o lúdico.
A contação de história é realizada pela bibliotecária com sugestões feitas pela professora ou também por seu próprio critério profissional. A criatividade é o elemento principal para prender a atenção dos pequenos. “Os principais recursos utilizados são a expressão corporal e a voz. Eu utilizo acessórios como chapéus, máscaras, flor no cabelo, brincos diferentes, para estimular a imaginação da criança”, explica a servidora pública, ao mesmo tempo em que relata que durante a atividade os olhos dos alunos brilham e que eles participam atentamente, interagindo, opinando e compartilhando suas vivências de acordo com cada história contada.
“É uma forma de incentivo à leitura prazerosa, e não mecânica. Uma semana eu vou em sala de aula contar histórias e na semana seguinte eles vêm até a biblioteca para escolhermos juntos um livro. Eles levam para casa e leem com seus familiares ou responsáveis”, frisa a profissional, reforçando a importância da ação para desenvolver o hábito da leitura desde cedo.
No entanto, com a chegada da pandemia, e a proibição na abertura de bibliotecas em escolas, a atividade ficou inviável, e atualmente ainda não pôde ser retomada. Mas, em meio a tudo isso, a profissional encontrou outra maneira de levar a literatura até as crianças, de forma segura. “Ao invés de o aluno vir até a biblioteca, eu vou até a sala para contar as histórias”, revela.
Incentivar a leitura desde cedo é algo muito importante e que precisa ser trabalhado tanto pelas escolas como pelas famílias. Segundo a bibliotecária, os clássicos contos de fadas como Branca de Neve, Pinóquio, Os três porquinhos, entre outros, são ótimas opções para que as crianças ingressem no mundo da leitura. “Essas histórias marcam a infância de uma forma significativa, pois nos conectam com o nosso lado mais sensível e mais humano, trazendo importantes reflexões e lições sobre a nossa essência”, conclui Morgana, ao mesmo tempo em que deixa suas sugestões para leitura dos livros: Menina Bonita do Laço de fita, O Elefante trombina e Rita, não grita.

A bibliotecária, Morgana Salvador, com dicas de leitura. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário