Expressões

Série Sótão da Flor – Leituras estreia nova temporada nas telas

Dez novos episódios inéditos trazem fábulas e contos do folclore brasileiro e gaúcho

A Flor está de volta às telas! O sucesso e a repercussão junto ao público infantil da primeira temporada da Série Sótão da Flor – Leituras (os seis primeiros episódios alcançaram mais de 27 mil visualizações e o canal @sotaodaflor no Youtube já passou de 100 mil visualizações) motivaram o Grupo Ueba Produtos Notáveis a lançar a segunda temporada da série, com estreia agendada para o sábado, dia 30, às 15h, com o episódio “Saci-Pererê”. Na segunda temporada serão 10 episódios inéditos semanais, com cerca de 10 minutos de duração cada, e lançamentos sempre aos sábados, às 15h, no Youtube.

Nesta segunda fase do projeto, a temática traz fábulas e contos do folclore brasileiro e do Rio Grande do Sul, convidando o público infantil a embarcar em uma viagem pelo mundo da leitura, da imaginação, das lendas e personagens do nosso folclore.

Os episódios da segunda temporada irão contar as lendas da Mula sem Cabeça, Iara, Saci-Pererê, Caipora, Curupira, Boto Cor-de-Rosa, Cuca, Boitatá, Negrinho do Pastoreio e Jaci, protagonizadas pela personagem Flor, interpretada pela atriz Aline Zilli. Com seu jeito divertido e irreverente, Flor é capaz de fazer tudo acontecer em seu sótão mágico, que tem como cenário o sótão do centenário Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba nos últimos anos.

Agora, Flor ganha a companhia de novos personagens convidados. Além do professor, interpretado por Jonas Piccoli, juntam-se à trupe os personagens Capim (interpretado por Maicon Almeida), Jabuticada (interpretação de Doris Laroque) e outros personagens protagonizados pelos atores Pablo Beluck, Maicon Lionço e Fernando Gomes. A direção e o roteiro são do ator e dramaturgo Jonas Piccoli, que faz participações especiais no projeto. Os episódios também trazem ilustrações de Mike Almeida.

A realização é do Grupo Ueba Produtos Notáveis e produção da CM Produtora. O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e patrocínio da Central de Rações.

“Identificamos, em pesquisas cênicas mais recentes, uma ausência de produtos artísticos e culturais que focam na temática do nosso folclore. O Grupo Ueba acredita ser importante preservar a memória e a identidade do povo, através da valorização da cultura e do tradicionalismo dos contos folclóricos. A Série Sótão da Flor traz conteúdo de qualidade disponível gratuitamente na internet, garantindo uma oferta cultural com viés pedagógico”, pontua Jonas Piccoli.

Sótão da Flor

O projeto Sótão da Flor surgiu durante a pandemia, quando o Grupo Ueba Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, se viu impossibilitado de apresentar sua arte presencialmente e precisou reinventar-se, ocupando outros espaços e formatos, como as plataformas digitais. Foi quando idealizou, de forma experimental, uma web produção para crianças e jovens, com atividades culturais, dicas e muita arte para dialogar com esse público. Assim nasceram o canal gratuito no Youtube Sótão da Flor e a personagem Flor, forjados da necessidade latente de continuar produzindo arte mesmo em tempos de confinamento. Os idealizadores Aline Zilli e Jonas Piccoli estudaram diversas técnicas, de filmagem, edição, formato e atuação, para que o programa prendesse a atenção do público-alvo.

O canal Sótão da Flor no Youtube é destinado a crianças e jovens, com abordagem teatral para encenar histórias, receber convidados e passar conteúdos relevantes. O objetivo é instigar a criatividade, promovendo a realização de atividades artísticas, de forma dinâmica e divertida, com viés pedagógico. A série Leituras é um desdobramento do projeto.

 - Giovani Boff / Pitaya Ideias
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário