Expressões

Pesquisadora Véra Stedile Zattera lança seu 30º livro

Obra percorre a história dos ponchos e chiripás na América

A pesquisadora e escritora caxiense, Véra Stedile Zattera, lança sua 30ª obra literária chamada ‘Ponchos e Chiripás’, na qual evidencia itens expressos na vestimenta gaúcha. Por meio de estudos realizados sobre a indumentária sul-americana, o livro faz o leitor percorrer os tempos antigos e modernos, permitindo a identificação dos costumes, geografia e história, revelando detalhes do povo que viveu no continente americano.

A pesquisa impressa a cores, em 224 páginas, transita pelos têxteis primitivos dos países latino-americanos, pelos ponchos, pelos chiripás do Cone-Sul, e por uma série iconográfica importante na qual é possível observar as mais diversas tramas e cores utilizadas na sua confecção e, também, o seu uso na lida campeira.

Além do livro, que foi lançado na última quarta-feira, dia 30 de agosto, a pesquisa de Véra Stedile Zattera conta com 40 painéis temáticos que estarão em exibição de 1º a 22 de setembro na Casa FaRo (Rua Plácido de Castro, 1053, bairro Exposição), em Caxias do Sul. A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia e das 14h às 19h. Na oportunidade, tanto o livro quanto os painéis, de vários artistas do século passado, estarão disponíveis para comercialização. A obra poderá ser adquirida ao valor de R$ 200 e os painéis ao valor de R$ 100.

“Ponchos e Chiripás versa sobre esses elementos do vestuário gauchesco já que o poncho ainda faz parte da indumentária campesina e o chiripá tipo fralda, dos anos 1800, se mostra nos mais de três mil CTG’s de nosso Estado, e do mundo afora, em suas manifestações artísticas. O livro é lançado no período em que se celebra a Semana Farroupilha, data clássica para os gaúchos aficionados”, destaca Véra.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário