Para preservar a cultura do Talian
Professor, escritor e compositor Ivo Gasparin lança neste sábado, dia 1º de outubro, o livro ‘Sento e Sinquanta Ciàcole – 150 Ani dei Taliani’
Quem conhece Ivo Gasparin por seus romances, como ‘A Primeira Semente’ e o ‘Segredo de Pedra’, agora poderá se deliciar lendo crônicas em Talian.
Neste sábado, dia 1º de outubro, às 19h30min, na Vinícola Monte Reale, a obra ‘Sento e Sinquanta Ciàcole – 150 Ani dei Taliani’, novo livro de Ivo Gasparin, será lançada oficialmente. Com 232 páginas e 150 histórias escritas em Talian, as crônicas são revestidas de certo humor que abordam os mais variados aspectos do cotidiano, da identidade, da cultura e da história dos antepassados que cruzaram o oceano em busca de melhores condições.
“Agora eu escrevi crônicas, porque a crônica é um texto mais curto, mais fácil, não é como um romance ou um conto que, às vezes, dura sete, oito páginas. A crônica, geralmente, é de uma página, uma página e meia e, ela se refere à grupos sociais”, revela o autor, que visa, com a obra, oferecer aos filhos de descendentes italianos a oportunidade de dar vida a uma língua que ouviram dos avós, dos pais, dos tios, mas que se encontra adormecida. Conforme Gasparin, o livro também será um instrumento atraente para os que desejam aprender o Talian, Língua de Referência Cultural Brasileira, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Cultural Riograndense e Língua cooficial do município de Flores da Cunha e mais 12 municípios do estado do Rio Grande do Sul.
Com a escrita seguindo as normas gramaticais do livro ‘Talian par Cei e Grandi – Gramàtica e Stòria’, recentemente lançado com o objetivo de unificar o Talian, o livro contará com 15 ilustrações, além do compêndio de crônicas publicadas no Jornal O Florense desde sua fundação, em 1986.
O título do livro e a quantidade de crônicas fazem referência aos 150 anos de imigração no Rio Grande do Sul, que se completam em 2025.
De acordo com o escritor, que possui a preocupação de manter viva a sua língua de infância, a produção da literatura é uma necessidade fundamental. “É uma forma de contribuir para a salvaguarda do Talian, estimular a prática de leitura e fruição de componentes fundamentais da cultura de identidade das comunidades”, afirma.
Com uma tiragem de mil exemplares, 600 serão destinados a Associação dos Difusores do Talian – Assodita, e o restante ficará à disposição do público interessado.
O projeto tem patrocínio da Vinícola Monte Reale e financiamento do PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Para quem desejar participar do lançamento, o evento será gratuito e, logo após, haverá jantar por adesão, ao valor de R$ 75 e show com o Grupo Riccordi. Reservas pelos fones: (54) 3292 1011 ou 9.9989.0372 (WhastApp).
Oficina do Talian
Dentro da programação de lançamento da obra, o autor, Ivo Gasparin, também ministrará uma oficina de Talian na sexta-feira, dia 7 de outubro, na Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini, das 19h às 22h.
O objetivo do evento, aberto para comunidade e professores, é apresentar as noções básicas da língua, grafia, acentuação e verbos fundamentais.
As vagas são limitadas. Para se inscrever, basta contatar Gasparin pelo fone (54) 9.9121.5344.
Sobre o autor
Ivo Gasparin nasceu em 1941 no município de Veranópolis, distante 170km da capital gaúcha, Porto Alegre, e a pouco mais de 1h30min da cidade que, anos depois, ele escolheria para viver e ajudaria a escrever capítulos de sua história: Flores da Cunha.
É graduado em Filosofia, Teologia e Letras, professor e escritor. Também é afeiçoado por tudo o que diz respeito à cultura italiana. Possui várias obras já editadas, entre elas ‘Segredo de Pedra’, ‘A Maldição do Padre’ e ‘A Primeira Semente’. Conta ainda com uma vasta criação musical e muitas premiações, além de ser fundador do Grupo Musical Ricordi. Além disso, o autor lançou, em 2012, um livro que reuniu 100 crônicas, ou melhor Ciàcoles, publicadas nas páginas de O Florense, intitulado, ‘Cento Stòri’.
0 Comentários