Expressões

Outubro de premiações no Instituto de Leitura Quindim

Ateliê Araçari foi selecionado no Prêmio Darcy Riberio-Caxias Educadora 2023 e, presidente do instituto, Volnei Canônica, está na lista de recomendações ‘The White Ravens’

Os últimos dias têm sido de muita comemoração no Instituto de Leitura Quindim. Isso porque, o livro ‘O Tempo Todo’, do autor e presidente do Instituto, Volnei Canônica está na lista de recomendações do The White Ravens 2023. Ao mesmo tempo que, o Quindim ganhou o Prêmio Darcy Riberio-Caxias Educadora 2023, pelo projeto Ateliê Araçari.

A lista de recomendações The White Ravens deste ano apresenta 200 novos livros notáveis para crianças e adolescentes em 39 idiomas, de 57 países. Eles foram selecionados pelos especialistas em literatura infantil da Internationale Jugendbibliothek (Biblioteca Internacional da Juventude, de Munique, na Alemanha). A equipe concentra-se em títulos relevantes para um público internacional, devido à qualidade literária e artística e/ou devido aos temas que abordam. 

‘O Tempo Todo’ é o segundo livro autoral de Volnei Canônica publicado em 2022. O livro narra a história de uma criatura – metade réptil, metade rinoceronte, mas com características humanas – que vive feliz em seu pequeno mundo. Um local onde o dia e a noite têm o seu devido lugar e que pode ser percorrido em cinco passos de elefante ou 40 passos de formiga. Mas como estar sozinho e autossuficiente também pode deixar alguém com medo, a criatura fica em choque quando descobre que não está sozinho. Quem é esse invasor? É outra criatura ou talvez seu alter ego? A história metafórica de Volnei sobre solidão e comunidade, estranheza e familiaridade, distância e proximidade é poética e comovente, ao mesmo tempo que deixa muito espaço para interpretação. Felipe Cavalcante ilustrou o texto com imagens fantasiosas em cores vivas. São composições idiossincráticas que utilizam formas e elementos geométricos ou orgânicos, alguns dos quais ficam próximos uns dos outros de forma independente.

“Essa obra me deu muitas alegrias desde que foi lançada. Primeiro a recepção e o retorno dos leitores que são maravilhosos. Internacionalmente o livro está fazendo uma carreira incrível ficou finalista na mostra de ilustradores da Feira do Livro de Bolonha. Depois entrou no ‘Short List’ do Nami Concours na Coréia do Sul entrando no catálogo do prêmio e as ilustrações exposta na Ilha de Nami. Mas o reconhecimento do The White Ravens é realmente algo excepcional. O livro fará parte do mais importante acervo de literatura infantil e juvenil do mundo. Não tem como descrever essa emoção. Quando escrevemos um livro não temos ideia de onde ele pode chegar. Só tenho a agradecer”, afirma Volnei.

The White Ravens escolhe as melhores publicações dos países, em 2023 foram escolhidos apenas três brasileiros.

 Prêmio Darcy Riberio-Caxias Educadora 2023

O Instituto de Leitura Quindim venceu uma das categorias da 1ª edição do Prêmio Darcy Riberio-Caxias Educadora 2023, da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul, que contempla projetos e programas especiais. 

A premiação do Instituto foi para:

-Categoria de Ensino Não Formal: Ateliê Araçari, com oficinas artísticas para crianças e jovens de casas-lares, abrigos, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos de Caxias do Sul – Autor do projeto: Volnei Cunha Canônica – Instituto de Leitura Quindim

“Dar acesso ao conhecimento, à arte, à cultura e à educação as crianças e aos jovens em situação de vulnerabilidade social é um dos grandes objetivos do Instituto de Leitura Quindim e, foi por meio do Ateliê Araçari que conseguimos realizar esse projeto que muito nos orgulha. Estamos muito felizes com o Prêmio Darcy Ribeiro que representa um dos nossos grandes educadores brasileiros”, afirma Canônica. 

O Prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora é uma iniciativa que visa reconhecer profissionais da educação que desenvolvem projetos nas redes pública e privada de ensino e educadores não formais. A premiação foi entregue em sessão solene na quarta-feira, dia 18, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, em conjunto com as comemorações do Dia do Professor.

 - Cassiano Brezolla da Silva/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário