Expressões

Marcelo Mugnol lança livro de reportagens e crônicas

Evento ocorre no dia 9 de outubro, às 18h, na Feira do Livro de Caxias do Sul

Histórias de gente descritas a partir de um olhar humanista, com a perspectiva de fazer do jornalismo e da crônica um registro das nuances da vida humana na contemporaneidade descrevem o livro “Neblina na Tarde Fria: Reportagens e Crônicas”, que o jornalista Marcelo Mugnol lança dia 9 de outubro, às 18h, na Feira do Livro de Caxias do Sul. A publicação com selo da Liddo Editora traz um apanhado das produções textuais do autor em sua trajetória profissional junto ao Grupo RBS, onde é titular da Coluna 3por4 do Jornal Pioneiro, e também inclui contribuições para outros veículos de jornalismo impresso gaúcho como O Caxiense e Folha do Sul.

Inspirado no aprendizado da escola do jornalismo literário que tem como um dos representantes o jornalista estadunidense Gay Talese, como registra o jornalista e professor do curso de Jornalismo na Unisinos Felipe Boff no prefácio da publicação, Marcelo Mugnol é daqueles profissionais que se envolve com a realidade que é matriz de seu trabalho. Nos 20 textos selecionados para a publicação, o autor transita por temas como o futebol, o cinema, a literatura e “A Vida Que Ninguém Vê” (título que é uma inspiração e homenagem ao livro de Eliane Brum), reportagem que lhe deu o Prêmio RBS na categoria Fique Bem. Em seu exercício de escrita e de ética profissional, há registros e relatos dos sonhos e feitos dos moradores da cidade e do interior de uma Caxias do Sul que, como descreve, já comporta muitas cidades numa só.

Nas páginas do livro, como fez na série “Empresta-me Teus Olhos”, veiculada pelo Pioneiro e a RBS TV, o jornalista exerce a sempre necessária tarefa de fazer do jornalismo um espaço em que, com todas as suas semelhanças e diferenças, os entrevistados são personagens com voz e alma. Há também percursos poéticos, como os registros da deriva por uma Lisboa carregada de memórias do poeta Luiz Vaz de Camões. Assim, não à toa na orelha do livro a jornalista e editora-chefe do Jornal Pioneiro e Rádio Gaúcha Serra, Tríssia Ordovás Sartori, escreve que Mugnol “não se deixa banalizar pela repetição de histórias, busca pitadas de subjetividade para escrever e faz qualquer leitor atento suspirar, com um sorriso tímido ao final de cada texto”.

Acompanham as 160 páginas de “Neblina na Tarde Fria” fotografias de destacados profissionais da área, como Marcelo Casagrande, autor da foto de capa e de outras no interior do livro, Ricardo Wolffenbüttel, Antônio Valiente, Porthus Junior e Daniela Xu, dentre outros. As imagens vão das paisagens às figuras humanas que habitam a Serra Gaúcha e são referências dos textos. Dentre as fotos também está um icônico retrato do escritor Caio Fernando Abreu assinado pela fotógrafa Adriana Franc iosi. Reproduções de pinturas da artista plástica Tere Finger estão ainda entre os elementos visuais da publicação. O projeto gráfico e a capa são do designer Ernani Carraro.

Formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul, Marcelo Mugnol atuou como repórter nas editorias de Variedades, Esportes, Geral, Política e Economia. Além das crônicas que publica semanalmente no Pioneiro e da coluna diária que assina, em sua trajetória profissional o autor também tem uma atuação importante na cena audiovisual da Serra Gaúcha, escrevendo roteiros para cinema e dirigindo documentários, filmes de ficção e videoclipes.

Com produção cultural da Lynch – Gestão Cultural, o projeto tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com Apoio Cultural de Vanin – Soluções em Movimentação de Cargas e Materiais.

 - Marcelo Casagrande/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário