Expressões

Grupo Ueba Produtos Notáveis lança o livro infantojuvenil “Heróis do Quintal”, de Jonas Piccoli

Evento ocorre neste domingo, dia 26, no Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul

O irreverente artista caxiense Jonas Piccoli, bastante conhecido no meio teatral, incursiona mais uma vez no mundo da literatura com o lançamento do seu oitavo título literário. Heróis do Quintal, nova obra do escritor, ator, diretor, roteirista, dramaturgo e fundador do Grupo Ueba Produtos Notáveis, será lançado no Encontro Oficial dos Heróis do Quintal, que acontecerá na tarde deste domingo, dia 26, das 15h às 19h, no Centro Cultural Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba, em Caxias do Sul. Com entrada gratuita, o encontro será uma tarde lúdica e divertida para adultos e crianças de todas as idades, reunindo sessão de autógrafos, atividades lúdicas para toda a família, teatro, música, cinema, contação de histórias, oficinas artísticas e muito mais. Além de intervenções do elenco do Grupo Ueba, o evento contará com a participação da educadora e brincante Aline Luz, do Grupo Era Uma Vez...Dó Ré Mi, entre outros artistas.

Direcionado ao público infantojuvenil, Heróis do Quintal conta a história do menino Samu, que enfrenta a separação dos pais e nesse processo se depara com as culpas que as crianças carregam na infância e adolescência. A vida do menino é inundada por muitos silêncios, ruins e bons. Até que ele conhece Mira, sua nova, criativa e inventiva amiga da nova cidade para onde a família se muda. A espevitada garota não só o recebe e apresenta a vizinhança, mas conta a ele tudo sobre os Heróis do Quintal. Juntos, os dois aprendem o que significa de verdade ser um herói, tanto na vida dos outros como na sua própria, através dos Mandamentos dos Heróis.

Construída com uma linguagem poética e brincando com os mandamentos do herói, a narrativa transita pela noção de normal e anormal, atuando como produtora de reflexão, preconceitos e alienação – talvez alertando os leitores de que os heróis do quintal são anormais, porque pensam e agem fora dos quadrantes que a sociedade definiu como mandamento.

“O livro trata da maravilhosa simplicidade da vida ao trazer um recorte do cotidiano de duas crianças que estão descobrindo o mundo. A narrativa transita e abre diálogo para abordar temas importantes, como as culpas que as crianças carregam e os pequenos atos heroicos que cada um pode fazer para se tornar um herói no quintal da sua casa, entrecortando os diversos silêncios do garoto com a fase inventiva das descobertas. É um livro ‘outonal’, com a cara do outono e do período da pré-adolescência”, define Jonas Piccoli.

A obra com 112 páginas é ilustrada pelo artista e ilustrador Fredy Varela, que assina as 10 ilustrações internas e a capa. O prefácio é do professor e escritor Delcio Agliardi. O livro será comercializado por R$ 49,90 no site do Grupo Ueba, Livraria Do Arco da Velha e Clip. No dia do lançamento e na pré-venda está sendo ofertado pelo valor promocional de R$ 35. Quem se cadastrar no link ganhará o desconto. A realização é do Grupo Ueba Produtos Notáveis, com planejamento cultural da CM Produtora, financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e patrocínio da Via Inox Tramontina e Engefiltros.

Jonas Piccoli lança “Heróis do Quintal”, sua oitava obra literária, no evento Encontro Oficial dos Heróis do Quintal. - Allan Casagrande/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário