Expressões

Florense produz documentário sobre as Vindimas da Canção

Vídeo será apresentado nesta sexta-feira, dia 26, durante a Semana das Letras

Através do trabalho de conclusão de pós-graduação em História da florense Taísa Verdi, nasceu o documentário “A Terra do Galo que Canta: as Vindimas da Canção Popular de Flores da Cunha”. O vídeo aborda o festival de músicas autorais e inéditas, no qual parte das edições foram realizadas no período da Ditadura Civil-Militar no Brasil. 
O audiovisual será lançado nesta sexta-feira, dia 26, às 19h30min, na Casa da Cultura Flávio Luis Ferrarini, durante a programação da Semana das Letras.
O tema da obra surgiu ainda em 2012, quando Taísa estava concluindo a graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em uma de suas disciplinas, utilizou os arquivos das Vindimas. “À época, trabalhei com as músicas da 5ª edição da Vindima da Canção, de 1979. Me chamou a atenção porque as letras das músicas tinham um carimbo de ‘Examinado e Liberado’”, conta. Mas a ideia da pesquisa sobre o assunto só retornou no ano de 2016, quando a florense começou uma pós-graduação em História e, por ser um mestrado profissional, ele prevê que além da dissertação final também se pense em um produto social que vá além dos muros da academia. “Juntamente com a orientação da professora Dra. Eliana Gasparini Xerri, em vista da gama de fontes históricas, especialmente o grande potencial de pessoas que poderíamos entrevistar, pensamos em nos lançar a fazer um documentário”, explica Taísa.
Os últimos quatro anos – 2016 a 2020 – foram muito trabalhosos para a estudante, pois os festivais da Vindima da Canção são ricos em fontes, muitos registros em meios de comunicações locais e regionais, arquivos públicos e pessoais, exigindo, assim, muitas leituras, pesquisas e entrevistas para que o trabalho pudesse se tornar realidade. “O fato de poder entrevistar pessoas que viveram as Vindimas sob diversos protagonismos – cantores, compositores, jurados, gestores públicos, entre outros – foi, sem dúvida, um grande trunfo da pesquisa”, revela a mestre. 
O curta metragem contou com as parcerias de Rodrigo Marcon e Ricardo Mabília, do Estúdio Sona, e com o profissional da área do audiovisual, Leandro Foscarini. No total, foram realizadas 11 entrevistas, de agosto a outubro de 2019, o que gerou mais de 12 horas de gravações. O documentário foi dividido em três episódios de 15 minutos cada. “Eles foram pensados dessa forma para quem desejar assistir os episódios por temática também”, destaca Taísa lembrando que estarão disponíveis no YouTube logo após o lançamento, no canal A Terra do Galo que Canta.
“O vídeo pode ser usado para fins didáticos, uma vez que conectamos a nossa história local com a regional e nacional, com a época dos grandes festivais televisivos, mesmo com as questões políticas, culturais e sociais do contexto da Ditadura Civil-Militar no Brasil”, conclui a florense.

A Semana das Letras

A Semana das Letras, de Flores da Cunha, iniciou na última segunda-feira, dia 22, e segue até domingo, dia 28. 
As pessoas que visitarem a Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini durante a semana e realizarem postagens nas redes sociais marcando os perfis @culturaemflores e @almanaquecultural concorrerão a quatro vales-livros no valor de R$ 50 cada. A Livraria Almanaque Cultural também está oferecendo descontos, até o dia 3 de dezembro, nas compras de livros. 
A programação da Semana das Letras conta com diversas atividades na Casa de Cultura. Confira:

Sexta-feira, dia 26 
18h - Lançamento do Livro ‘Depois da Chuvarada’ – Flávio Luis Ferrarini 
19h30min - Documentário ‘A Terra do Galo que canta: as Vindimas da Canção Popular de Flores da Cunha’ 

Sábado, dia 27 
10h e 14h - Oficina de Cerâmica - Studio 1200° 
14h - A Magia da Leitura - Espetáculo Teatral Quiquiprocó 
15h e 16h - Oficina de Dança – Mahaila Estúdio de Dança 
16h - Exibição do Curta-metragem ‘Da Cor do Meu Sangue’ – Astro 2016 
16h30min - Roda de Conversa + Apresentação do Documentário ‘A lenda do Sanguanel’, com Bárbara Rusch da Rocha, Maria Eduarda Salvador Schiavenin e Olívia Porto Toscan 
17h - Apresentação de Dança – Mahaila Estúdio de Dança 
17h30min - Sessão de autógrafos com o escritor Jorge Luiz Possamai
19h - Apresentação do filme ‘O Menino da Terra do Sol

Domingo, dia 28 
9h - Oficina de Música - Gaita – Grupo Estilo Campeiro 
10h - Oficina de Música - Violão – Grupo Estilo Campeiro 
14h - Apresentação Teatral Baú de Histórias – Quiquiprocó 
14h - Sessão de autógrafos com o escritor Jorge Luiz Possamai
14h - Roda de conversa ‘Vida e arte, ficção e realidade – quem imita quem?’, documentário ‘Simões Lopes Neto’, com André Costantin 
16h - Apresentação Musical Lucas Barros 
17h - Apresentação Musical Corso Blues Band. 

Taísa Verdi no momento das entrevistas para seu documentário. - Divulgação  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário