Expressões

Florense lança primeiro livro sobre empreendedorismo

Marcus Vinícius Tonin está entre os 30 coautores da obra ‘O Caminho do Empreendedor – Como transformar sonhos em realidade’ e aborda o tema sobre a construção de uma marca pessoal

O sócio da empresa Beco Tráfego e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o florense Marcus Vinícius Tonin, de 39 anos, mais conhecido pela sua conta no Instagram como Marketeiro Confesso, está entre os 30 coautores do livro ‘O Caminho do Empreendedor – Como transformar sonhos em realidade’. A obra, que busca falar sobre os segredos para trilhar o caminho do empreendedorismo e transformar os sonhos em realidade, foi lançada no fim de agosto em Alphaville, São Paulo, pela editora Chave Mestra.
O exemplar, que conta com 30 capítulos, cada um escrito por um autor, explana diversos assuntos dentro do mundo empreendedor. Dentre os temas abordados o consultor e palestrante de marketing, vendas e inovação do Sebrae/RS foi o responsável por produzir o 23º capítulo, no qual aborda a construção de uma marca pessoal de sucesso na era digital. Segundo o florense, que é formado em Marketing pela UCS, o tema surgiu por meio de algumas reuniões realizadas. “Dentro das possibilidades a gente chegou a esse tema para que eu pudesse escrever, obviamente que já começa uma relação direta do porquê eu fui convidado, porque eu construí uma marca pessoal, fui encontrado dentro da era digital e por isso participei dessa obra. Acho que todo o meu envolvimento em ser convidado tem tudo a ver com o que eu estava falando ali nesse momento”, revela o jovem, ao mesmo tempo em que explica que hoje, atrás dos canais digitais, as pessoas ganharam uma grande possibilidade de se comunicar.
“Poder falar sobre construção de imagem na era digital é poder falar sobre uma democratização da comunicação, é poder falar que cada pessoa que vai construir o seu negócio quer construir a sua imagem como profissional. Criar sua imagem pessoal é criar as percepções sobre quem você é ou quem você quer demonstrar ser”, relata, explicando que a possibilidade da criação é uma possibilidade de as pessoas conseguirem ter melhores resultados, de serem encontradas e gerar confiança. “Todos esses aspectos fizeram com que eu pensasse que falar sobre construir uma marca pessoal, dentro desse cenário das mídias sociais, fosse algo muito condizente com o que eu fiz com a minha própria carreira, mas também, um caminho para que todo mundo possa fazer com a sua carreira dentro de empresas ou construindo o seu próprio legado”.
De acordo Tonin, o convite para participar do projeto surgiu por meio de sua rede social. “O convite veio pelo meu Instagram, as pessoas me encontraram ali, marcamos uma reunião e depois algumas posteriores para definições de tema e de conteúdo”, lembra o escritor, que revela que o que o motivou a fazer parte foi o fato de o convite ter vindo de encontro ao que já estava buscando. “Eu já tinha conversado com algumas pessoas, inclusive de Flores e de fora, sobre a possibilidade de trabalharmos em um livro, alguém que estivesse em apoio dessa escrita, de algumas coisas que eu já vivi e que acredito que poderiam ser passadas em termo de estrutura de comunicação, de marketing, marketing digital, para a gente construir a nossa marca, não só pessoal, como de negócio”, explica.
Para o florense, ter uma publicação como essa, que aborda diversos assuntos sobre o empreendedorismo, é algo de extrema importância. “Acho que o mais fundamental dessa obra foi a gente poder falar de empreendedorismo com todas as nuances que a gente tem em 2023. Essa é uma obra que foi concebida e lançada ao mercado este ano e pela possibilidade de o empreendedorismo ter mudado tanto, principalmente, com o advento da internet”, relata, ao mesmo tempo em que defende a necessidade de abordar o tema como forma de atualizar os processos. “É uma grande importância termos obras atualizadas sobre empreendedorismo, porque ele existe como essência, algumas coisas permanecem, são repetidas ao longo do tempo de um empreendedor, mas muitas coisas aparecem como novas, principalmente pelo contexto de inovação e tecnologia do mundo atual”, esclarece o profissional, que planeja, em um futuro próximo, escrever um livro aprofundando ainda mais o assunto, no qual relate pontos fundamentais para melhorar os resultados, podendo auxiliar o empreendedor a alcançar seus objetivos.
Exatamente por estarmos vivendo essa realidade inovadora em nossas vidas é que a leitura desta obra é indicada, conforme o florense, não só para empreendedores ou para quem pensa em um dia se tornar um, mas para diferentes públicos, sejam trabalhadores ou estudantes.
‘O Caminho do Empreendedor – Como transformar sonhos em realidade’ conta com 248 páginas, divididas em 30 capítulos, e foi desenvolvido pela editora Chave Mestra. O livro teve direção editorial de Raquel Medeiros, coordenação de revisão de Bartira Costa Neves, revisão de Gustavo Oliveira, assistente editorial de Amanda Oliveira, diagramação de Daniel Marchesani, branding de capa de Sergio Macceddo e organização do CEO da editora, Rogério Vale. Os exemplares podem ser adquiridos ao valor de R$ 49,90 na Almanaque Cultural Livros e Revistas, em Flores da Cunha.

arcus Vinícius Tonin já ensina para o filho, o pequeno Benício, o ‘Caminho do Empreendedor’. - Arquivo Pessoal/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário