Expressões

Encare seus medos

Instituto Flávio Luis Ferrarini comemora oito anos com lançamento de livro póstumo do escritor

Um livro que nos convida a ter coragem para enfrentar desafios, tenham eles o tamanho real ou o peso que cada um de nós cria e carrega, com suas ansiedades, dúvidas, inquietações e incertezas cotidianas. ‘Bento Bandini: Encare seus medos’, a terceira obra póstuma de Flávio Luis Ferrarini propõe uma reflexão acerca do tema medo. 
A publicação será lançada no próximo sábado, dia 12, a partir das 15h30min, no Prefácio Bistrô, em evento gratuito e aberto ao público. O Instituto Flávio Luis Ferrarini (IFLF) aproveita o ensejo para festejar seus oito anos de atuação – foi inaugurado oficialmente em 5 de agosto de 2016, dia do aniversário do poeta. Para comemorar a data haverá a apresentação musical do grupo Rota Lunar e do Coro dos Canarinhos, além da exposição das obras de arte “Paisagens Urbanas”, de artistas sob coordenação de Selestino Machado. 
Além dos livros publicados em vida, Flávio deixou escritos em seus arquivos que, com a organização da família do autor e integrantes do Instituto, se transformaram nas obras póstumas ‘Tira-gosto: poemas #saborearcomprazer’, ‘Depois da Chuvarada’, e agora ‘Bento Bandini: Encare Seus Medos’. Este último é a continuação do infantojuvenil ‘Bandini - Seja Você Mesmo’, lançado em 2013, que apresenta uma história divertida contada em formato de diário. A publicação foi organizada por Madeleine e Roger Ferrarini, irmã e filho do autor, respectivamente, e conta com ilustrações de Mauro Machado de Oliveira e Yasmin Fortunatti. 
“Precisei ter muita coragem para enfrentar mais este desafio de ‘tirar da gaveta’ outra obra literária de meu irmão. É sempre um peso a responsabilidade das expectativas e a minha própria autocobrança. Continuo este trabalho porque, assim como o Flávio, desde sempre acredito no poder da arte e da cultura para o aprimoramento do ser e para construir relações sociais mais saudáveis”, reforça a irmã de Flávio e linha de frente do IFLF, Madeleine Ferrarini, acrescentando que o livro levou cinco meses para ficar pronto.
O lançamento possui 152 páginas, tem publicação da Editora Vírtua e conta com a apresentação escrita pelo jornalista Marcos Fernando Kirst e prefácio assinado pelo jornalista Gustavo Tamagno Martins. O projeto gráfico e a revisão do texto ficaram a cargo do jornalista Rafael Augusto Machado. O livro pode ser adquirido no Prefácio Bistrô, na Almanaque Cultural Livros e Revistas e pelo direct do Instagram @instituto_flavioluisferrarini. O investimento é R$ 35.

Em Dois Montes, meu existir era um existir pitoco. Cresci acossado por medos das coisas do espírito e medos das coisas do mundo. Medos bobos e medos de amolar facas. Medos poéticos e medos patéticos. Medos cheios de unhas e medos carregados de tensão absurda, como relâmpagos rasgando a noite. O medo me levou a dizer AMÉM em situações em que deveria simplesmente ter chutado o balde. O medo ocupava quase todos meus TERRITÓRIOS INTERNOS. “Medo gera medo. Coragem gera coragem.”  
Flávio Luis Ferrarini in ‘Bento Bandini: Encare seus medos’

Organizadores da obra, Madeleine e Roger Ferrarini, com o infantojuvenil ‘Bandini - Seja Você Mesmo’ (2013), que serviu de base para o novo livro. - Arquivo Pessoal/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário