Expressões

Devoção a Nossa Senhora de Caravaggio

A fé, trazida pelos imigrantes italianos, continua viva no coração da sociedade

A primeira aparição da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio ocorreu no dia 26 de maio de 1432, próximo a cidade de Caravaggio, na Itália. Uma camponesa, que sofria agressões de seu marido, estava colhendo pasto quando avistou uma senhora que se mostrava cheia de bondade. A senhora orientava a mulher para que não tivesse medo e pediu que se ajoelhasse para receber uma grande mensagem. Ela anunciou-se como “Nossa Senhora” e disse à camponesa: “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz”. Assim surgiu à imagem da Santa e da camponesa. 
Desde então, a fé na imagem se espalhou pelo mundo inteiro e segue até os dias atuais. No Brasil, a devoção veio junto com os imigrantes italianos. No ano de 1879, Antônio Franceschet e Pasqual Pasa construíram um oratório, um capitel de 12 metros quadrados, com alpendre na entrada, localizado em frente ao atual cemitério de Caravaggio, em Farroupilha (RS). A notícia rapidamente se espalhou e a obra ganhou doações em dinheiro e mão de obra, transformando o oratório em capela, que comportava cerca de 100 pessoas. 
A escolha de um padroeiro gerou conflito entre os moradores, que acabaram escolhendo o título de Nossa Senhora de Loreto. Mas, como não havia uma imagem da santa, Natal Faoro ofereceu um pequeno quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália. O mesmo foi colocado sobre o altar e inaugurado em 1979.
Desde então é tradição que, anualmente, no mês de maio, aconteçam as romarias ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. 
Com o decorrer dos anos, várias peregrinações surgiram, sendo elas: dos Motorhome; dos Caminhoneiros; dos Jipeiros; dos Ciclistas; dos Motociclistas; das Crianças; Caminhada e Corrida da Fé; Cavalgada da Fé e, este ano, a 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência, que ocorreu no último domingo, dia 22. As programações das atividades seguem nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 27, 28 e 29. Confira, abaixo, a programação completa dos três dias.
Em 2022, os fiéis também poderão interagir nas redes sociais, utilizando a hashtag: #Caravaggio2022, além de marcar o Santuário. As celebrações terão transmissão na Rádio Miriam Caravaggio, Rádio Caravaggio FM, Facebook, Instagram e Youtube do Santuário de Caravaggio, além de diversas rádios e veículos de comunicação. 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário