Expressões

Colorindo histórias

A paixão pela arte fez a florense Danielle Cavalli Guarese se dedicar ao mundo da pintura

A arte sempre fez parte da vida da florense Danielle Cavalli Guarese, de 35 anos, que é formada em licenciatura em arte. A jovem, que nasceu em meio a uma família de artistas, hoje possui seu próprio atelier, localizado na Avenida 25 de Julho, 2256, sala 05, em frente ao estúdio de danças Mahaila. Neste endereço, ela produz lembrancinhas e se dedica a ensinar pintura para crianças e adolescentes.
“Cresci rodeada pela arte: meu bisavô era músico, sempre ouvi falar do talento dele; minha vó fazia bordados de filé, crochê, entre outros; minha mãe confeccionava convites de casamento e nascimento, desenhados e pintados à mão, fazia bordados, tricô e crochê. Minha tia faz bonecas de pano, bordados, pintura em tela e porcelana. Tenho primos que são músicos, ceramistas e bailarinos”, relata a florense, que, por ter boa parte da família envolvida neste meio, não resistiu e acabou seguindo o mesmo caminho. “A arte para mim é alegria, cor e sentimento. Um mundo que deixa tudo mais leve e colorido”, argumenta.
Dani sempre gostou muito desse universo e, por esse motivo, ao longo dos anos, realizou diversas atividades voltadas para esse meio, mas a que ganhou o seu coração foi, sem dúvidas, a pintura. O amor pelas tintas fez com que ela fosse muito além de pintar, tanto é que, há cinco anos, abriu seu próprio espaço, o Atelier Dani Guarese, e passou a ensinar técnicas de pintura para crianças e adolescentes. “Fiz magistério e foi aí que tive o gostinho de ensinar. Quando entrei na faculdade de arte, decidi que era isso que queria fazer, algum dia iria ter o meu atelier, um lugar para que todos pudessem expressar seus sentimentos, gostos, desejos e, o principal, da sua maneira e do seu jeitinho”, relembra a profissional, completando que é exatamente o que vem fazendo. “Tenho muito orgulho em ver o resultado final das produções dos alunos e a satisfação deles em mostrar a todos. O atelier é um espaço de construção, de evolução, alegria e muita cor. É lindo ver os resultados, a felicidade e o orgulho de quem produz”, revela.
Atualmente, a jovem ministra aulas de pintura para crianças e adolescentes, com idades que variam dos 5 aos 13 anos. Por se tratar de um público diversificado, Dani explica que cada turma tem sua personalidade e sua sintonia, e que, por isso, a forma de interagir com cada grupo é diferente. “Com os pequenos, é diversão, eles contam as novidades, dançam, cantam e se divertem. Com os maiores, de 8 a 10 anos, as conversas são diversas: futebol, escola, amigos… o mais legal destas idades é que as pessoas da família fazem encomendas das telas para eles produzirem e então eles se sentem muito importantes. Com os adolescentes as aulas são com muita conversa, alguns conselhos e, também, fofocas, como eles dizem”, detalha, ao mesmo tempo em que afirma que costuma brincar que cada turma é um tipo de terapia que faz.
Além de dar aulas de pintura, que é a técnica que mais gosta, a jovem também trabalha na área da papelaria, comercializando brindes e personalizados. Tudo começou como um hobby, produzindo caça aos ovos de Páscoa para amigos e crianças da família, e acabou se tornando, por meio de divulgação nas redes sociais, um ganho extra. “Um dia um cliente pediu para produzir um material sobre a campanha Setembro Amarelo para uma empresa, foi aí que comecei a pesquisar ideias e divulgar mais este trabalho. Foi uma maneira de ter mais uma fonte de renda e movimentar o atelier em momentos que não tinha aulas”, relata. 
Hoje, a florense, com o auxílio da mãe, Maria do Carmo Rizzon, mais conhecida como profe Kuka Rizzon, produz pistas para caça aos ovos de Páscoa, barras de chocolate com embalagens personalizadas, buquês de bombons, caixinhas de papel, calendários, entre muitos outros artigos. “Os personalizados são temáticos, específicos para algumas datas como Páscoa, Outubro Rosa, Dia das Crianças, Dia do Professor, Natal. Já tive procura de mães para lembrancinhas de nascimento, convite para padrinhos de casamento, nascimento, empresas, escolas, entre outros”, lembra a artista, que explica que os itens podem ser customizados com nomes, logomarca de empresas, além de mensagens. Todos os brindes são produzidos por encomenda a partir de um catálogo que é divulgado em suas redes sociais próximo às datas comemorativas, com exceção de peças especiais, que exijam uma atenção maior. 
Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho de Dani pode conferir no Instagram @daniguareseartes e ficar ligado que, em breve, também será divulgado o catálogo de personalizados para o Natal. 
Já os que tem interesse nas aulas de pintura e desenho, podem entrar em contato pelo mesmo Instagram ou pelo WhatsApp (54) 9.8105.3213, que a partir de janeiro de 2024 o atelier abrirá novas turmas.
Além da florense, outros três profissionais atuam no local: o professor de desenho, artista e ilustrador Luan Zuchi (alunos de 8 a 18 anos); a professora de desenho Juliana Stedille (alunos de 7 a 10 anos e adultos); o artista e professor de pintura Selestino Oliveira (adultos), e; a Profe Kuka Rizzon e a Deise Rizzon, que realizam atendimentos Neuropsicopedagógicos e psicomotores. 
Para o próximo ano, a jovem também pretende trazer outros profissionais para ministrar oficinas, workshops e cursos nas diversas áreas da arte e artesanato.

Entre todas as artes existentes, a pintura foi a que conquistou o coração da florense Danielle Cavalli Guarese, de 35 anos. - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário