Expressões

Aquarelas de Antonio Giacomin revisitam a história dos Capuchinhos

Artista plástico assina a exposição que reúne 50 telas e 20 álbuns fotográficos

O desafio de recriar e colorir personagens, cenários e ambientes para um conjunto de fotografias históricas inspirou o artista plástico Antonio Giacomin a assinar a exposição ‘Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas’, que foi inaugurada na última quarta-feira, dia 23, no Museu dos Capuchinhos (MusCap), em Caxias do Sul. As 50 telas que compõem a mostra integram o projeto Preservação da Coleção de Álbuns de Fotografias do Museu dos Capuchinhos, que apresenta, ainda, 20 álbuns fotográficos que passaram por um processo de conservação, restauro e integram a Coleção de Fotografias do MusCap.

As aquarelas que Giacomin expõe reconstituem boa parte da história da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul graças também à riqueza do Acervo Documental do Museu dos Capuchinhos. Sob o olhar lúdico e sensível do artista, os costumes, as vestimentas e o cotidiano dos frades ganharam novas impressões e peculiaridades, sugerindo um olhar ainda mais atento para as imagens retratadas, em sua maioria em preto e branco. “Foi uma responsabilidade muito grande trabalhar em cima da fotografia, que já é uma obra de arte em si. Para cada aquarela busquei imaginar o porquê daquele registro, o que o autor da fotografia quis dizer, e assim busquei colorir da maneira mais autêntica possível esses momentos históricos, com liberdade poética para fazer algo mais do que se vê”, comenta Giacomin, lembrando que o visitante poderá ter duas percepções para uma mesma imagem.

A exposição, que tem curadoria de Susiele Alves Ramos, fica disponível até 27 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, a entrada é gratuita.  O agendamento para grupos e visitas em horários especiais pode ser realizados pelo e-mail educativo@muscap.org.br ou pelo telefone (54) 3220 9565. O MusCap fica localizado na Rua General Mallet, 33A, no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul.

 - Alessandra Muraro/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário