Expressões

Além da taça: vinícolas florenses e paduenses ganham destaque na obra ‘101 Vinhos Brasileiros – Edição 101 produtores’

A sétima publicação do escritor Michael Waller foi lançada na última terça-feira, dia 5

Apaixonado pelo universo vitivinícola, o escritor porto-alegrense Michael Waller, 41 anos, lançou, na última terça-feira, dia 5, na livraria A Página, junto ao Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, sua sétima obra: ‘101 Vinhos Brasileiros – Edição 101 produtores’. Na ocasião, além de autografar os livros, o autor compartilhou vinhos brasileiros de sua adega particular, todos produzidos por vinícolas destacadas na publicação.
Conforme Waller, seu primeiro livro exclusivamente sobre vinhos foi lançado em 2020, com o título ‘Vinho do Novo Mundo: conhecimento para beber melhor’. No ano seguinte o autor lançou ‘101 Vinhos Brasileiros’ e, em 2022, escreveu ‘Vinhos dos Altos Montes. Vinho Brasileiro de Qualidade’. Sobre sua proximidade com o segmento, ele explica: “Esse universo me fascina por diversos motivos que vão além da taça! O vinho estimula conexão entre pessoas; instiga a busca pelo conhecimento, de naturezas distintas; além de ser uma bebida de prazer e relaxamento”, frisa, acrescentando que sua primeira obra, publicada em 2012, foi sobre gestão, área de sua primeira formação. 
O diferencial desta publicação é que ela chega às lojas em uma versão dedicada àqueles que são responsáveis pela criação da bebida: “É uma obra de estímulo à cultura do vinho, tendo como protagonista a produção nacional”, conta o escritor. Este é o sétimo título de Waller, que desde o seu lançamento – em 2021, com o título ‘101 Vinhos Brasileiros’ – tem figurado na lista dos mais vendidos da categoria livros de bebidas na Amazon Brasil.
Ao folhear a nova obra, composta por 216 páginas coloridas, editadas pela Ideograf, chama a atenção a grande representatividade dos vinhos dos Altos Montes, já que 14 rótulos são produzidos por vinícolas da associação, sendo elas: Caetano Vicentino, Cantina Gelain, Casa Venturini, Cave de Angelina, Bebber, Boscato, Fabian, Famiglia Veadrigo, Luiz Argenta, Marzarotto, Mioranza, Panizzon, Terrasul e Viapiana. Além delas, outras duas vinícolas de Flores da Cunha recebem destaque com seus vinhos, a tradicional Salvattore e a recém-inaugurada Madre Terra; totalizando, assim, 16 vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua presentes na publicação. 
De acordo com Waller, a pesquisa teve início em 2022 e, ao longo de 18 meses, ele revisitou rótulos e regiões vinícolas que já estavam na obra anterior, além de incluir novas descobertas que surgiram. “Eu quero que o leitor sinta sede de vinho, sinta vontade de vivenciar experiências – gastronômicas e enoturísticas – e se sinta seduzido a aprender mais sobre a bebida”, destaca, adiantando que além da história da vinícola e descrição do vinho, em cada capítulo é possível encontrar uma sugestão de harmonização. 
Promover uma diversidade maior de vinhos e vinícolas, contemplando diferentes estilos e públicos da bebida é um dos objetivos do autor ao lançar a obra, ao mesmo tempo em que traz novidades e tendências da indústria vitivinícola, como complexos recém-inaugurados e rótulos que acabaram de chegar ao consumidor. Na publicação, Waller apresenta ao leitor o resultado da ‘1ª Grande Degustação 101 Vinhos Brasileiros’, evento considerado inédito no país, que colocou 60 vinhos brasileiros para serem avaliados às cegas por 10 degustadores, entre enófilos e profissionais do segmento. A pesquisa foi realizada com a finalidade de investigar as preferências de consumo do público.  
“É um livro novo, com mais produtores, mais histórias dos vinhos, mais páginas, mais fotos e dicas de harmonização. É meu maior livro, em páginas e duração do trabalho de pesquisa. O sucesso das edições anteriores deste livro não é mérito meu, pessoal, o mérito é do vinho brasileiro, que tem despertado interesses e paixões país afora”, defende o escritor, orgulhoso. 
Além da apresentação, no dia 5, o livro teve pré-lançamento no dia 30 de novembro, durante o evento de premiação de destaques do ano promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), no SPA do Vinho, em Bento Gonçalves. Na oportunidade, o autor doou 14 exemplares para o leilão beneficente em favor do Mão Amiga.
Michael Waller é um dedicado pesquisador de vinhos e espumantes, possui certificações por diferentes escolas de vinho (Wine & Spirit Education, CIAS Innovation, Conceptwine) e adotou o mundo do vinho como um estilo de vida. Além disso, é diretor Executivo da Cybersul Softwares de Gestão e tem formação na área de negócios, é administrador de empresas pela PUC, especialista em Marketing de Serviços pela ESPM, possui MBA em Administração de TI e MBA em Gestão do Comportamento Organizacional pela Unisinos, além de Pós-MBA em Inteligência Empresarial pela FGV. 
O livro ‘101 Vinhos Brasileiros – Edição 101 produtores’ pode ser adquirido no site www.101vinhosbrasileiros.com.br e o investimento é de R$  58,90.

Obra pode ser adquirida pelo site ao valor de R$ 58,90. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário