Expressões

“A livre circulação de ideias enriquece a sabedoria”

A frase do presidente da Odisseia do Conhecimento, Maico Vinicius Ferraz de Lima, traduz a essência dos projetos desenvolvidos pela entidade

Com o objetivo de estimular a leitura nas escolas de Flores da Cunha e Nova Pádua, em outubro de 2016 nascia a Odisseia do Conhecimento. Cinco anos após sua fundação, a entidade não cansa de inovar. Prova disso é que, com a atuação restringida por conta da pandemia, eles criaram o videocast Odisseia em Movimento, justamente para se manterem ativos e de uma forma ainda mais abrangente. 
“Como precisávamos de equipamentos, inscrevemos o projeto no Fundo Social do Sicredi e fomos contemplados com uma ótima verba, a qual, somada a outros recursos que tínhamos, tornou possível tirar mais este sonho do campo das ideias”, explica o presidente da Odisseia do Conhecimento, Maico Ferraz de Lima.
Realidade que já pode ser observada nos dois programas exibidos, que abordam temas estabelecidos a partir das discussões do grupo, sobre diversos assuntos, tais como, Meditação, Autoconhecimento e Saúde Integrativa. “Os primeiros programas foram nosso termômetro, não tínhamos muito domínio técnico e deixamos a conversa fluir. Tivemos feedbacks muito positivos e daqui para frente nos aperfeiçoaremos na parte técnica para que tenhamos mais conteúdo e o programa seja cada vez mais rico. Por meio da parceria que temos com as escolas, pensamos em agregar material produzido pelos alunos, como dicas de leitura, por exemplo”, revela Ferraz de Lima sobre os planos para os próximos episódios.
Novas gravações já estão sendo realizadas na sede da entidade, localizada junto ao Estádio Municipal Homero Soldatelli, e devem ser disponibilizadas ainda neste mês, elas costumam ser produzidas uma vez na semana e a duração média dos audiovisuais gira em torno de uma hora. “Todos os membros da Odisseia do Conhecimento são convidados a participar, seja no bate-papo ou nos bastidores”, enfatiza Maico elencando os membros André Luís Costa, Jonatas Negri da Costa, Henrique Cavagnoli, Jásser Panizzon, Leonardo Molardi e Elias Carpeggiani que estão contribuindo com os episódios.
Videocasts com temas livres são a principal característica do projeto, que marca os cinco anos de atividades da Odisseia do Conhecimento. Um período repleto de descobertas e aprendizados diários, junto aos estudantes. “Nos orgulhamos muito do que foi produzido até agora. Para o futuro, queremos manter o nosso empenho em estar entregando conteúdo para o engrandecimento intelectual e cultural de nossa comunidade, através das estantes nas escolas, da retirada de livros em nossa sede, do programa Odisseia em Movimento, de atividades complementares nas escolas – como palestras – e em nossa sede, possivelmente executando também novas edições dos Jogos Literários e outras ideias que possam surgir ao longo da caminhada”, conclui Ferraz de Lima.
Para assistir aos programas da Odisseia em Movimento, basta acessar o canal no YouTube e as redes sociais da Odisseia do Conhecimento. Outro projeto gratuito promovido pela entidade é a possibilidade de retirada dos mais de três mil livros que compõe o acervo do grupo; os títulos podem ser conferidos pelo site http://bit.ly/biblioteca_odisseia e reservados pelo WhatsApp (54) 9.9700.7277. 
Quem tiver interesse em ajudar a entidade recomenda-se a doação de livros ou recursos financeiros pela página do https://www.catarse.me/odisseia_do_conhecimento_d39c. Para saber mais sobre os projetos basta entrar em contato com o presidente, Maico, pelo fone (54) 9.9605.5810.

Novas gravações do Odisseia em Movimento devem ser disponibilizadas ainda neste mês.  - Arquivo Pessoal/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário