Esporte

Projeto voluntário exemplifica como o esporte pode formar bons cidadãos

Iniciativa voluntária do bairro Peróla atende 120 jovens e incentiva o convívio social

Um projeto voluntário que começou com 12 crianças, em 2022, e hoje apoia 120 jovens de 7 a 17 anos. Este é o "Bola Pra Frente", organizado pelo Instituto Anjos Disfarçados, que promove cidadania e lazer por meio do esporte no bairro Pérola. Os treinos de futsal, gratuitos, acontecem todos os sábados na quadra da Escola Leonel de Moura Brizola, cedida pela prefeitura. A responsável é a vigilante Angela Maria Machado Cardoso, que tem seu envolvimento simplesmente pelo amor a causa. Ela afirma que dedica parte de seu salário para manter o projeto.

— Não é cobrado mensalidade deles (participantes), mas cobramos que sejam bons filhos, bons cidadãos, bons alunos e por isso nós acompanhamos a vida escolar e procuramos saber como está o comportamento em casa. O projeto quer formar cidadãos dentro e fora da quadra — ressalta.

Angela conta que a ideia do projeto de futsal surgiu durante ações do Anjos Disfarçados, grupo de voluntários  criado em 2010 e que promove outras ações comunitárias.

— Observamos que as crianças nos finais de semana estavam o dia todo brincando nas ruas e que não havia outras atividades para elas — lembra.

A partir daí, buscaram viabilizar uma atividade que pudesse oferecer ensinamento para as crianças.

— Começamos com 12 crianças e hoje temos 120, todas devidamente inscritas na rede municipal de educação e participando de competições regionais e estaduais. Entre outras experiências esportivas, promovemos também a inclusão de crianças com deficiência. Acredito que assim formamos cidadãos que trarão retorno a sociedade — declara.

Neste ano, o projeto "Bola Pra Frente" participou do Gauchão de Futsal nas categorias sub-11, sub-13 e sub-17. As equipes também estiveram presentes na Liga Noroeste de Futsal, em Santo Ângelo, e no Circuito Sul Brasileiro em São Mateus do Sul (PR).

O fisioterapeuta, técnico e auxiliar de coordenação, Huender Miranda, aponta que em janeiro começarão as seletivas para montar as equipe que disputarão as competições em 2025.

— Atualmente, possuímos as turmas de rendimento e de iniciação/preparação. As turmas de rendimento treinam nas quintas-feiras no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivotto e sábados na Escola Leonel. E as turmas de iniciação/preparação aos sábados na Escola Leonel — pontua.

Além de Angela e Huender, a equipe do "Bola pra Frente" também conta com os voluntários Kevin Miranda, como treinador técnico e preparador físico; Juliano Negritti, auxiliar técnico e preparador de goleiros; e Everson da Silva, auxiliar técnico e preparador de goleiro.

Para quem quiser participar, o projeto tem vagas abertas. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (54) 99657-2866 ou pelo Instagram @pbpf_futsal. Contudo, as atividades terão uma pausa de final de ano entre os dia 22 de dezembro e 25 de janeiro.

"É bom ver o filho fazer o que gosta"

O "Bola Pra Frente" é aberto e atende crianças de várias localidades. Roberta Toscan de Paula, 48, é moradora na Linha 100 e acompanha o filho Victor Toscan de Paula, 12, até o bairro Pérola todos os sábados.

— Ele está realizado e eu também, pois é muito bom ver o filho fazer o que gosta. Percebo a evolução dele e isso me enche de orgulho.

Pai de Alan Pereira dos Santos, 10, que participa há três meses do projeto, Adilson dos Santos, 40, destaca como o futsal tem sido importante para o desenvolvimento do filho, que passou a acordar cedo nos finais de semana.

— Estou gostando do projeto, o Huender (técnico) faz um bom treino. Para meu filho, é bom. Hoje em dia tem muita droga nas ruas e por isso queria colocar ele nesse projeto. Meu filho está gostando de brincar de bola. Acorda cedo no sábado e pede se o treinador não mandou nada no grupo do Whats- App para ele treinar — conta Santos.

O apoio natural dos colegas de time

Diagnosticado aos 8 anos com Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença genética, Thiago de Lima Todescato precisa de uma cadeira de rodas para se locomover. Aos 17 anos, ele é um dos participantes do "Bola Pra Frente" e acompanha todos os jogos da equipe.

A mãe Rhanael Aparecida de Lima, 33, destaca como a inclusão faz bem para o filho Thiago e o irmão Matheus de Lima Todescato, 14, que joga na categoria sub-15.

— O Thiago está federado, representando todas as categorias de base do Gauchão de Futsal. Meu outro filho joga na sub-15 e está realizando o sonho do irmão que não pode jogar. O projeto é um grande incentivo para nós. O Thiago tem uma grande força de vontade e está muito bem. Antes ele tinha vergonha de falar com as pessoas, hoje ele torce e vibra junto com todos. É como se ele estivesse jogando em quadra. E olha que os médicos deram 18 anos de vida a ele, mas a doença estacionou — comemora Rhanael.

A experiência em grupo também é importante para Bernardo Sachetti, 11, estudante na escola 1º de Maio e morador do bairro Nova Roma. Fã do Rei Pelé e do francês Kylian Mbappé, Bernardo considera realizado seu sonho.

— Graças ao projeto eu sou um jogador de futebol. Eles me ensinam. Já aprendi a dar passes e a ficar com a bola. Estou muito feliz!

A mãe Laís Bizotto da Silva, 31, conta que Bernardo é autista e encontrou no projeto esportivo um carinho especial.

— O Bernardo foi muito bem recebido e é muito bem cuidado no projeto. O pessoal é extremamente atencioso e responsável com ele — destaca.

Secretário promete reforma de quadra do Leonel

Nesta semana, a vigilante Angela Cardoso utilizou o espaço da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para falar sobre o "Bola Pra Frente". Além de explicar as atividades e apresentar os resultados desportivos. Angela, que já foi vereadora suplente pelo Republicanos em 2022 e se candidatou pelo MDB na recente eleição, também reivindicou mais apoio por parte dos vereadores e da prefeitura.

— Todos os anos precisamos cobrar a prefeitura para saber se teremos a cedência da quadra da escola, que inclusive não está em bom estado de manutenção. E já pedimos a cedência de uma quadra no bairro União, pois são muitas crianças que poderemos atender lá — destacou.

Procurado pela reportagem, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, destacou que apoia o projeto e prometeu que a quadra da escola receberá melhorias em breve.

— Apoiamos o projeto "Bola Pra Frente" com o empréstimo gratuito da quadra de esportes da Escola Leonel de Moura Brizola, onde o projeto é desenvolvido. Além disso, cedemos a quadra do Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto em competições que o projeto participa. Para nós, isso vai além de disponibilizar espaços, é sobre incentivar a prática esportiva, promover inclusão e oportunidades para crianças e jovens do nosso município. Em breve estaremos instalando um novo piso indoor na quadra de esportes da escola. Essa reforma não só proporcionará melhores condições para os integrantes do projeto, mas também reforça o nosso compromisso em oferecer um ambiente saudável, qualificado e seguro para a prática esportiva — declara Brusamarello.

Aulas ocorrem aos sábados no bairro Pérola - Arquivo Bola pra Frente Equipe Bola pra Frente em uma competição - Arquivo Bola pra Frente
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário